segunda-feira, 13 de abril de 2020

Os Insaciáveis - Folha da Tarde - RS - 1968

Criados pela MPM Propaganda de Porto Alegre para promover os produtos da SAMRIG (S. A. Moinhos Rio Grandenses) e publicados três vezes por semana na Folha da Tarde, Os Insaciáveis tinha desenhos de Nilo Costa e Silva e roteiros da equipe de redatores da agência: Hiron Cardoso Goidanich, Paulo Totti, João Carlos Pacheco, Jeferson de Barros e Luís Fernando Veríssimo, que mais tarde se tornaria o ilustre criador de As Cobras e da Família Brasil.

O jornal era o de maior circulação no sul do país nessa época e a tira homenageava ídolos da jovem guarda em seus personagens: Roni Carlos, um roqueiro fanático por margarina e pelo Internacional; Rosiléa, a garota prafrentex que sonha ser miss; Apolônio, boa pinta e filho da Classe A; Simone, a intelectual e frequentadora de bibliotecas e o gato filósofo Sócrates.
No início os produtos da empresa, como o óleo e a margarina Primor, apareciam em destaque nas aventuras, mas com o passar do tempo entravam em segundo plano ou apenas como cenário das tiras, que são consideradas a primeira tentativa gaúcha de usar quadrinhos como ação promocional. Os desenhos apresentavam alguma influência da série Tiger, de Bud Blake, e foram reunidos em livro em 2000 pelo próprio Nilo, com edição de Hiron Goidanich, o Goida.

Nenhum comentário: