quinta-feira, 2 de abril de 2020

Vovô João - Correio da Manhã - RJ - 1963

Com o pretexto de distrair seus netos, Sílvia e Mário, o sábio Vovô João dá aulas de História Universal, História do Brasil, história natural, lendas brasileiras e vários outros temas, mesmo cometendo alguns deslizes, como colocar homens pré-históricos convivendo com dinossauros. 

Em tiras diárias, as aventuras que se completavam em 12 ou mais capítulos e a série foi publicada no Correio da Manhã do Rio de Janeiro entre outubro de 1963 e julho de 1964, desenhadas por Fernando de Lisboa, num traço já bastante maduro e elaborado.

Em março de 1964, Vovô João começa a narrar a história do livro O Guarani e torna-se praticamente uma quadrinhização da obra de José de Alencar. Infelizmente a aventura, já bastante longa, foi interrompida bruscamente, deixando a narrativa incompleta.

Sobre o autor sabe-se muito pouco, segundo o pesquisador Toni Rodrigues, Fernando de Lisboa é pseudônimo do desenhista Edmundo Rodrigues (1935-2012), que não queria que a editora RGE o identificasse como autor dos trabalhos. O site Guia dos Quadrinhos indica que ele desenhou aventuras de Targo para a editora Taika e do Falcão Negro para a editora Garimar. Sabemos que ele colaborou com a revista Sesinho, onde Edmundo Rodrigues também colaborava, e desenhou algumas tiras da série Colecionando Curiosidades para o Diário Popular de São Paulo em 1964.

Fernando de Lisboa na revista Sesinho em 1955.
 
Fernando de Lisboa na revista Targo nº 1.

2 comentários:

VELOSO disse...

Que Bacana ! São tantos Quadrinhistas que se vão sem ficar quase nenhum registro!

Luigi Rocco disse...

É isso mesmo, Veloso. E obrigado pela visita. abs