quinta-feira, 9 de abril de 2020

Formigando - Diário do Povo - 1977

Com o regime militar ainda em pleno vapor, mas com o presidente Ernesto Geisel acenando com a possibilidade de uma abertura política, a série Formigando, de Airon e Marcelo (Verde) usava e abusava do humor negro para criticar os regimes autoritários, na figura da rainha Içá Tânica I e seus súditos, em um formigueiro.
Além da aturar as maldades da rainha tirânica, as formigas ainda sofriam com os ataques de um sapo, cujo único objetivo era devorá-las.

O sapo aparecia também na série P.3014 no jornal Notícias Populares em 1976.

A série foi publicada no diário campinense Diário do Povo, dentro de uma ação do informalmente chamado Clube do Gibi, artistas que se reuniam na antiga Livraria Gibi em São Paulo e que iniciaram uma pequena agência distribuidora de tiras para jornais do interior. Do grupo participavam vários autores como Moretti e Nicoletti, Franco e Seabra, Novaes, Brenda Chilson, Paulo Paiva, Munhoz e Ricardo Dutra.

A agência conseguiu relativo sucesso, emplacando tiras em jornais como Diário do Povo (Campinas), Tribuna de Santos e Dia e Noite (São José do Rio Preto) e Viver Domingo, onde esta série recebeu o nome de Formigas.

Sobre Formigando, Airon declarou: "Eu fiz com o Verde, acho que pro Franco... Era um spin-off do P.3014, um saturniano. Coisa muito antiga!".

.....................................................

Sobre os autores:

AIRON BARRETO DE LACERDA - Cartunista, Ilustrador e Diretor de Animação.
 
Iniciou profissionalmente no estúdio de quadrinhos e animação do Ruy Perotti, criador de Sujismundo e Satanésio. Foi Diretor de Animação e Roteiro nos estúdios Mauricio de Sousa, onde colaborou com diversos curtas e comerciais da Turma da Mônica.

Produziu várias revistas em quadrinhos infantis para Editora Globo. Colaborou com cartuns e ilustrações para editoras: Abril, Globo, Símbolo, Escala, entre outras.
 
Publicou charges e cartuns, no jornal Folha de São Paulo, no semanário O Pasquim 21 e em outros veículos. Recebeu troféu HQMix como melhor cartunista de 2009. Também teve personagens de sua autoria publicados em revistas e jornais, como: Kika, Tati e Treco, Os Babões, entre outros.


VERDE (Marcelo Barreto de Lacerda) - Roteirista, cartunista, chargista e ilustrador.
 
É colaborador de várias editoras e jornais, desenvolvendo roteiros de histórias em quadrinhos, storyboards para desenhos animados e ilustrando livros didáticos e infantis.
 
É autor de vários livros de cartuns, tendo 9 publicações.  É artista premiado em vários Salões de Humor do Brasil e também do Exterior.
 
Seus cartuns podem ser vistos nas seguintes redes sociais:
Facebook: Vivendo com Humor
Instagram: @verde.cartunista
YouTube: Vivendo com Humor

Nenhum comentário: