segunda-feira, 6 de abril de 2020

Os Cientistas - Correio Popular - 1994

Assinada por Jão & Cols, a tira Os Cientistas era publicada no Correio Popular, de Campinas (SP), e comentava com bom humor o universo dos cientistas e da ciência no Brasil. Muitas das ideias, atualmente, podem parecer datadas, principalmente por conta dos progressos científicos, mas os episódios que tratam dos cortes de verbas governamentais são assustadoramente atuais!

Em 1995, quando a série completava um ano de publicação, o jornal editou a matéria a seguir:


"'Os Cientistas' completa um ano no Caderno C
Andrea Malavolta

As tiras Os Cientistas, publicadas diariamente no Caderno C, completam hoje um ano, divulgando as últimas novidades da ciência. Criados em maio de 1993 com o objetivo de desmistificar a produção científica no Brasil, Os Cientistas só começaram a ser publicados no ano passado. Zilda, Zago e o Doutor Ego foram os primeiros personagens criados pelo jornalista é ilustrador João Antônio Rodrigues Garcia, que assina os quadrinhos como Jão & Cols. 'O Cols é uma abreviação de colaboradores', explica Garcia. Segundo o ilustrador, Os Cientistas são feitos 'a muitas mãos', por professores, pesquisadores e profissionais ligados à área de divulgação científica de diversas universidades brasileiras. 'Existe uma preocupação em checar as informações e transmitir dados científicos em primeira mão para o leitor', completa. Os quadrinhos com preocupação jornalística estarão divulgando, nas próximas histórias, a notícia da publicação do primeiro manual de reciclagem de livro, editado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).




Antigos cientistas dos quadrinhos, como Professor Pardal e Lampadinha, não acompanharam, na opinião de Garcia, a evolução da ciência. Queremos passar aidéia de que a ciência é produto de um trabalho conjunto. Não é instantânea, mas fruto de pequenas conquistas”, esclarece. Antíteses dos velhos cientistas, Zilda e Zago são exemplos de que cientistas podem ser pessoas normais. 'A Zilda é a mulher que cumpre dupla jornada', conta o ilustrador. Há, ainda, o Doutor Ego, símbolo da vaidade existente em qualquer profissão, Zildinho, filho de Zilda é o adolescente questionador, Zecão, o representante do senso comum, Lerdo, o burocrata responsável pelo gerenciamento das pesquisas, Vitório, o pesquisador mais jovem, Beato Salu, o cientista temente a Deus, e Gilberto, o esqueleto do laboratório que faz parte do imaginário de Zildinho. O mais recente integrante de Os Cientistas é Interneto, um estagiário provocador que domina as redes de informação e desafia os cientistas mais antigos. 'É ele que leva o computador ao laboratório e assusta os mais conservadores', diz Garcia. Apesar de introduzir a informática nas tiras, o cartunista reluta em usar 'modernismos' enquanto desenha. 'Sou mais pelo método tradicional. Se a intenção for produzir um material criativo, as técnicas têm de ser as tradicionais', argumenta.
 Em 1998 a tira já era publicada em cores.

Há dois meses, o Interneto chegou à Revista Nacional de Telemática, juntamente com Televaldo, a mais recente criação do jornalista de 43 anos que já passou pelas revistas Visão, Veja e pelos jornais A Gazeta Esportiva, Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde. Para o autor, as tiras são meios de se provocar reflexões. 'O humor são cócegas na inteligência', conclui".

Jão ainda produz Os Cientistas, agora de maneira digital, para o boletim ComCiencia do Labjor/Unicamp. Para conhecer, clique aqui.

Agradecimentos ao amigo João Antônio Buhrer

2 comentários:

Unknown disse...

Rocco, que prazer acessar este seu blog com histórias das HQs!
Continuo fazendo Os Cientistas em Quadrinhos e agora desenho no computador! Hahaha...
Convido-o a ver trabalhos recentes acessando o site do boletim electrônico ComCiencia do Labjor/Unicamp.
Grande abraço,
Jão Garcia

Luigi Rocco disse...

Salve, Jão. Que bom que me encontrou e, por tabela, te encontrei. Fico feliz que ainda estejas na luta. Vou atualizar a postagem e colocar o link pra tua página no ComCiencia. Grande abraço!