quinta-feira, 16 de abril de 2020

Shorts - O Globo - 1951

O desenhista Otelo Caçador (Otelo Caçador da Silveira, 1925-2006) começou a colaborar com suas charges esportivas no jornal O Globo em 1949. A autor sempre deu preferência a fazer seus comentários em formato de tiras, assim poderia desenvolver melhor suas ideias e acrescentar várias gags em um único trabalho. Observador atento do mundo futebolístico, fazia diariamente críticas ferinas aos times, jogadores, técnicos e cartolas do mundo do esporte.
 Acima, Otelo em 1949, já n'O Globo.
 
 Acima, Otelo em 1950 n'o Globo.

No princípio as charges não tinham um título fixo, mas em 1951 ganharam o nome de Shorts. Os trabalhos eram repletos de anglicismos, típicos do comentário esportivo da época, e geralmente focados em uma figura de destaque na semana. O título Shorts acabou sendo descartado pouco tempo depois e o autor ganhou também uma página semanal em O Globo Esportivo, sempre mantendo o formato de charge em quadrinhos e  o foco em um jogador específico. Vale ressaltar o seu traço espontâneo e o formato retangular do nariz das figuras coadjuvantes em seu trabalho.

Otelo em 1947 no Jornal dos Sports.

Otelo estreou em 1947 no Jornal dos Sports, com uma charge na qual o Almirante (mascote do Vasco) travava uma ferrenha batalha contra seus temíveis adversários Pato Donald (Botafogo), Cartola (Fluminense), Popeye (Flamengo) e o Diabo (América), personagens criados pelo argentino Lorenzo Molas, que também trabalhava para o mesmo jornal. A série se prolongou por várias edições, sempre acompanhando o desenrolar do campeonato.

Otelo em 1952 n'O Globo Esportivo.

De 1953 a 1986, Otelo manteve a coluna Penalty, publicada às segundas-feiras pelo jornal O Globo, e que rendeu dois volumes de “O Livro Negro do Penalty” em 1964 e 1973, com textos e desenhos do autor. 

Para saber mais sobre Otelo, acesse o site Museu da Pelada, clicando aqui.

Nenhum comentário: