quinta-feira, 19 de março de 2020

Xeno e Meg - Zero Hora (RS) - 1969

Xeno e Meg, dois jovens exploradores espaciais, viajam pelas galáxias em aventuras sem precedentes, encontrando planetas onde o seres inteligentes são animais, voltando ao passado por obra da de um equipamento chamado Memória do Tempo e conhecendo um ser poderoso que os incumbe de doze trabalhos dificílimos, como se eles fossem Hércules do cosmo. Eram acompanhados por Diógenes, um cãozinho desaforado, que sempre aprontava das suas. Criados por Nilo Costa e Silva e João Carlos Pacheco.
Anúncio na revista Almanaque Tio Patinhas nº 55, fevereiro de 1970, editora Abril.

Anúncio em revista e plástico automotivo com os personagens.

Sobre esse trabalho, o livro Os Insaciáveis e Cia (gráfica Copy Star, 2000) esclarece: "Depois do surpreendente sucesso dos INSACIÁVEIS, com a utilização das histórias em quadrinhos como forma de vender seus produtos, a SAMRIG S.A., fabricante dos produtos Primor, resolveu investir mais nos quadrinhos para vender a margarina Primor, escolhendo como alvo o público infanto juvenil. A MPM Propaganda, agência que atendia a conta da SAMRIG, criou XENO E MEG.

DIÓGENES, o cãozinho do espaço, acompanhava a dupla nas trepidantes viagens às galáxias e planetas distantes, cheios de perigos e imprevistos, dando um toque de humor às aventuras. Com o formato de 1/4 de página e impressão em duas cores (preto e amarelo).

Aparecia duas vezes por semana no Jornal ZERO HORA, de Porto Alegre, em página par. Além dos quadrinhos foram criadas campanhas de anúncios, cartazes, outdoors e seis desenhos animados veiculados nos principais canais de TV.


Xeno, Meg e Diógenes no brinde promocional Mini-Memó Delícia.

Os desenhos ficaram a cargo de NILO COSTA E SILVA, então Diretor de Arte da MPM Propaganda. JOÃO CARLOS PACHECO, considerado um dos mais criativos redatores da MPM na época, foi o autor dos textos".

.......................................
Nilo Costa e Silva na revista Sesinho, 1949.

Nilo Costa e Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1935, vindo a falecer em 2014, em Porto Alegre. Pai de de quatro filhos, interessou-se muito cedo pelos quadrinhos. Teve trabalhos publicados na Sesinho, no Almanaque de Vida Juvenil e  na revista Biriba-Shazam. Posteriormente seguiu a carreira de publicitário, obtendo grande sucesso.
Almanaque Vida Juvenil, 1956.

Biriba-Shazam, número 73, janeiro/fevereiro de 1955, Rio Gráfica Editora.

7 comentários:

Gustavo Machado disse...

Luigi, graças a você, aprendo e conheço mais as relíquias dos quadrinhos nacionais, grato!

Luigi Rocco disse...

Valeu, amigão. Obrigado pela visita!

Maxvariedades disse...

Que lugar de relíquias do passado

Luigi Rocco disse...

Maxvariedades, obrigado pelo comentário!

Maxvariedades disse...

Mereciam voltar a mídia... são insuperáveis e são personagens gaúchos made in brazil

Maxvariedades disse...

Refiro-me a Xeno & Meg ...

Luigi Rocco disse...

Sim, mereciam um revival, ainda mais com todos os avanços tecnológicos que surgiram. Grande abraço!