Em 1950 a Rádio Globo do Rio de Janeiro apresentava às segundas, quartas e sextas-feiras o programa romântico Interlúdio. Consistia basicamente em uma carta de alguma ouvinte narrando problemas de relacionamento amoroso. Após a apresentação do episódio, a conselheira sentimental Malu(?) comentava o fato e sugeria a solução para o dilema.
Nesse mesmo ano o programa foi transformado em uma seção em quadrinhos do jornal O Globo que era publicada às terças e quintas-feiras e aos sábado, ou seja, nos dias anteriores às seções radiofônicas (não havia edição do jornal aos domingos), sempre com um anúncio do programa no rodapé da coluna impressa.
Os desenhos, sempre primorosos, ficaram por conta do haitiano radicado no Brasil, André LeBlanc, que já colaborava com o jornal.
Em princípio a traço, os desenhos ganharam aguada de nanquim, uma das especialidades de LeBlanc, com o passar do tempo.
André LeBlanc ilustrou toda a trajetória do famigerado bandido siciliano Salvatore Giuliano, morto em 1950, em capítulos para O Globo.
2 comentários:
Descobri esses quadrinhos de "O Globo" quando fazia uma pesquisa para as minhas memórias, quando tive acesso ao acervo digital online. Que maravilha, ainda mais com desenhos de André LeBlanc. Parabéns pelo resgate!
Obrigado pela visita, Gustavo!
Postar um comentário