sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Perseu - Diário do Povo - 1976

Ricardo Dutra, desenhista apaixonado por histórias de guerra e mitologia grega publicou em 1976 a história do herói mitológico grego Perseu, no jornal Diário do Povo (Campinas - SP).
 
Segundo o site TodaMatéria: A princesa Danai era uma bela jovem. Seu pai, Acrísio, Rei de Argos, consultou um dia um oráculo que lhe disse que sua filha não deveria ser mãe. Segundo o oráculo, se ela tivesse um filho ele seria uma ameaça e poderia causar a morte de seu soberano. Após o aviso do oráculo, Acrísio resolveu trancá-la numa torre bem alta, com o intuito de ninguém se apaixonar por ela. No entanto, Zeus, ao vê-la na Torre se apaixona por Danai.

Para encontrá-la ele se transformou numa nuvem dourada e foi ao seu encontro. Após a chuva dourada que recebeu, ela ficou grávida de Zeus. Dessa união nasceu Perseu. Quando o pai de Danai ficou sabendo, resolveu pedir aos guardas para trancar a filha e Perseu numa arca e lançar no mar. Após dias na deriva, ambos foram encontrados por um pescador que lhes ofereceu abrigo e comida.

Perseu cresceu e se tornou um jovem muito forte. Assim, o rei Polidecto resolveu enviá-lo para enfrentar o monstro conhecido como Medusa. Ela era uma mulher Górgona com cabelos de cobra. Todos que olhassem em seus olhos, ela tinha o poder de os transformar em pedra. Para realizar esse feito, ele recebeu ajuda do Deus Hermes, que lhe emprestou suas sandálias voadoras. Além dele, a deusa Atena lhe ofereceu uma espada e um escudo.

Sem olhar em seus olhos e com o reflexo do monstro em seu escudo, ele consegue cortar a cabeça da Medusa. Após conseguir matá-la, Perseu coloca sua cabeça num saco e retorna à casa. Na viagem de volta, ele se apaixona por Andrômeda, uma bela mulher que estava acorrentada no meio do mar.

Com ela teve oito filhos: Perseides, Perses, Alceu, Helio, Mestor, Sthenelus, Electrião, Gorgófona (sua única filha).

Por conseguinte, Perseu fundou a cidade de Micenas e governou Tirinto.

Para saber mais sobre Ricardo Dutra, clique aqui.


Ricardo Dura também publicou histórias de mitologia grega no Suplemento Quadrinhos, da Folha de S. Paulo. Acima Belorofonte, em 01/12/1974.

Nenhum comentário: