domingo, 4 de outubro de 2020

Eixinho, o monumental - Correio Braziliense - 1987

Eixinho, o monumental foi criado pelo cartunista Humberto (1961) em 1987 para o jornal Correio Braziliense. Em agosto de 1991, teve uma página com seu personagem publicada em O Pasquim, na qual Jaguar escreveu:

Um candango do humor

Aterrisou na minha mesa um envelope vindo de Brasília, mas não continha nenhuma Medida Provisória, muito pelo contrário, me parece que é uma coisa definitiva: uma autêntica vocação de humorista.

Com a palavra o autor: “Meu nome é Humberto, sou goiano, tenho 26 anos (11 de Brasília) e há quase quatro anos publico no segundo caderno do “Correio Braziliense" a minha tira “Eixinho, o Monumental", a única tipicamente Candanga. Como o próprio nome indica, é um personagem totalmente brasiliense, com todas as neuras e características de quem vive nesta cidade.


O Eixinho vive sozinho em um ninho em cima do Congresso Nacional, de onde tem uma visão privilegiada de tudo o que acontece na cidade e no poder. Para ele, os congressistas são apenas vizinhos de prédio.

Contracenando com o Eixinho estão um sapo antipático e egoísta que vive no Lago Paranoá (área nobre daqui) e uma tartaruga simplória e sempre crédula que veio tentar a vida na capital federal. Com este trio tento mostrar o dia a dia de Brasília visto por quem está dentro dela, passando não só o seu lado político, como também o relacionamento das pessoas, suas neuras, seus problemas e os da cidade”.

 

Em seu livro A Nova Republicada  (Editora do Autor, 1986) podemos ler a seguinte biografia do cartunista:

Humberto de Araújo Pereira Filho há 25 anos que é pernambucano e natural de Itambé, uma pacata cidade que faz divisa com o município paraibano de Pedras de Fogo, convivendo as duas prefeituras, por força das circunstâncias geográficas, numa interminável "aliança democrática".

Em 1976, já familiarizado com as paranoias da capital, inicia a publicação de charges esportivas no Diário de Pernambuco. No Correio de Pernambuco, em 1979, começa a publicar charges políticas e, no ano seguinte, cria a seção "A Careta da Semana", no Diário de Pernambuco.

Em 81, participa das exposições "Criaturas 11" - Funarte, Brasília; 1ª Mostra de Humor do Recife - "Humor em 3 Traços"; 1ª Mostra de Humor em Outdoor - Humor ao Ar Livre"; I Salão Nacional de Humor de Goiânia e VIII Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Em 1983, lança o livro "Na Boca do Gol" - a história do nosso futebol em charges publicadas de 78 a 82; participa do I Salão Nacional de Humor de Pernambuco (premiado) e 2º Salão Internacional de Humor, Canadá. Participa do II Salão Nacional de Humor de Pernambuco (premiado) e da exposição "O Traço da História" - Fundação Joaquim Nabuco, em 1984.

Em 85, participa do 3º Salão de Humor de Niterói (Menção Honrosa); I Salão Nacional de Humor de Alagoas; IV Salão de Humor do Piauí, 22º Salão Internacional de Humor, Canadá, e da exposição "A Favorita do Imperador" - uma visão bem-humorada. Realiza a 1ª Mostra Individual de Humor "RIR PRA NÃO CHORAR".

Atualmente, publica charges no Diário de Pernambuco, Tabloide e está concluindo o curso de Arquitetura (que parece nunca terminar!).


Charge de Humberto para o Diário de Pernambuco, 1985.

Agradecimentos ao amigo João Antonio Buhrer.

3 comentários:

Raquel disse...

Ola Luigi, saberia de alguma fonte onde acessar demais tirinhas do "Eixinho"? Obrigada.

Luigi Rocco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luigi Rocco disse...

Oi, Raquel, as tiras podem ser acessadas aqui: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=028274_03&pasta=ano%20198&pesq=eixinho&pagfis=104700