segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Felipato, o tal - Diário da Noite - 1952

Em julho de 1952 o Diário da Noite (RJ) começou a publicar sua página infantil A Carochinha. A seção saia às quintas-feiras e estava sob a responsabilidade da jornalista Maria Lucia Amaral e com desenhos a cargo de Ezio.

A página incluía, além de contos e matérias de cunho educativo, uma tira em quadrinhos, também produzida por Ezio, com roteiros dele mesmo ou de Heloise.

Os personagens das tiras não eram fixos e elas retratavam fábulas, como os Músicos de Bremen, contos e aventuras de outros personagens, como por exemplo o Dr. Grilo, além de Felipato, o tal, com desenhos de Ezio e roteiros da própria Maria Lucia (acima).

A Carochinha perdurou até fevereiro de 1953.


Em dezembro de 1954, Maria Lucia Amaral se mudou de mala e cuia para o Diário de Notícias e passou a gerenciar a página infantil Calunga, nos mesmíssimos moldes de A Carochinha, levando inclusive o desenhista Ezio (imagens abaixo).

Em Calunga, além de tiras com personagens variados, aparece novamente Felipato, mas dessa vez com os desenhos reformulados e roteiros ainda de Maria Lucia Amaral.

 ..............................................................

Maria Lucia Amaral, educadora, escritora, jornalista, teatróloga e cantora, nasceu em 1916 em Pernambuco. Foi lá, nas páginas do Diário do Commercio que, em 1948, iniciou um trabalho pioneiro na imprensa de Recife, quando lançou no Jornal do Commercio uma página dedicada ao público infantil. Mudou-se para o Rio de janeiro em 1951 aos 32 anos de idade, trabalhando no Diário de Notícias onde manteve de 1954 até 1963 a página infantil Calunga, embora as tiras em quadrinhos tenham sido abandonados com o passar do tempo.

Para ler uma boa entrevista com a autora clique no site da ABI.

Nenhum comentário: