terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ércio Rocha - Notícias Populares - 1989

Ércio Rocha é um jovem estudante criado por seu pai adotivo, o escritor Bento Lobato, e pela administradora da casa de Lobato, Anabenta de Jesus Silva. Ao ganhar uma viagem a Brasília em um concurso televisivo, Ercio acaba viajando, junto ao capitão aviador da FAB, Inácio de Loiola Motta, à capital do Brasil. No meio da viagem o avião, um bimotor do Correio Aéreo Nacional, acaba caindo no pantanal mato grossense, iniciando assim uma grande aventura envolvendo sequestro, explosões, um prefeito corrupto e até uma plantação clandestina de papoulas para a fabricação de drogas.

As tiras criadas por Giorgio Cappelli (nascido em 1926) e assinando Gior Capp, foram desenhadas em 1964, com alusões à inauguração de Brasília, tiveram suas primeiras partes redesenhadas e adaptadas em 1981 e finalmente foram publicadas em 1989 pelo jornal paulista Notícias Populares e mostra forte influência do trabalho de Milton Caniff e Frank Robbins.

Cappelli lançou, de forma independente, cinco revistas de Ércio Rocha entre 1992 e 1993. As revistas apresentaram também histórias do herói gaúcho Minuano e da heroína Jôse, em aventuras de ficção científica passadas no universo de Cris Colom, outro personagem de Giorgio.


Flávio de Giorgio Cappelli no Jornal Juvenil nº 19/20, 1964.

Cris Colom de Cappelli na revista Garatuja nº 4, 1983.

Para ler as aventuras de Ércio Rocha, clique aqui.

Nenhum comentário: