sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O Sapo Encantado - Folha do Sul - 1983

Sobre O Sapo Encantado, o pesquisador João Antonio Buhrer escreveu em seu fanzine Grafolalia:

“O cartunista Panis (nascido em 1955) publicou estas tiras d'O Sapo Encantado no jornal Folha do Sul, de Itapeva, SP, no período de redemocratização, lá pelos idos de 1983/1986. Não teve tempo de desenvolver a tira, muitos personagens apenas ficaram esboçados, como é o caso do Aedes. Quem brilhou foi mesmo o sapo, que está aqui ilustrando estas notas. A última tira publicada é aquela em que o sapo pergunta se nós ainda queríamos graça (Campinas, SP)".


Ao mesmo João, Panis (Edson Panis Kaseker) esclareceu:

"A idéia do Sapo Encantado nasceu contrapondo-se à do Príncipe Encantado. Aqui o príncipe ao ser  beijado volta ao estado original que é ser sapo. Detalhe: o Sapo tinha pinto, como se pode perceber em algumas tirinhas. E mostrava o pinto para a hipocrisia. E, entusiasmado com a nova direção da Folha do Sul, resolveu dar uma força pro jornal levantar voo, com novas ilustrações, novos clichês (na época impresso em tipografia), nova diagramação quando encontrava uma brecha. Até que a força acabou, o sapo voltou pro banhado onde hiberna até hoje. Um abraço do Panis".

Sobre o autor, no site da editora Criativo encontramos a seguinte biografia:

"Gerado em Castro (PR) veio à luz em Itapeva (SP). Contam que folhas em branco e lápis acalmavam a criança nervosa. Aos 7 anos, participou do I Salão Itapevense de Arte Infantil. Mais tarde, participou do II Salão Mackenzie de Humor, III e V Salão de Humor de Piracicaba, Salão da Anistia, FUNARTE, Gabinete de Leitura Sorocabano, Poipodrome (FRESTAS/Sorocaba). Mantém militância constante no magistério e nas artes gráficas".


Um comentário:

Panis disse...

Muito legal! Vlw!
Deu até vontade de voltar com Sapo pra esculhambar com inominável!!!
Abraço!