sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Alia Jacta Erat - Diário do Povo - 1976

Concebida por Ricardo Dutra a aventura bélica Alia Jacta Erat conta a história do afundamento do navio de guerra inglês H.M.S. Glowworm por uma frota alemã durante a 2ª Grande Guerra. O Glowworm afasta-se de sua frota para tentar resgatar um tripulante caído ao mar durante uma tempestade quando acaba sendo surpreendido pelos inimigos.

Ricardo Dutra, aluno de Ignácio Justo, começou a publicar em revistas da editora Minami & Cunha no início dos anos 1970. Apesar de ter feito histórias de humor e aventuras mitológicas, acabou se especializando em narrativas de guerra, às quais desenhava com surpreendente fidelidade histórica. Dutra era um dos integrantes do informalmente chamado Clube do Gibi (formado por frequentadores da Livraria Gibi, em São Paulo) junto com artistas como Sebastião Seabra, Fernando Moretti, Brenda Chilson e Cassiano Roda, quando conseguiu emplacar a publicação de suas tiras e as de vários outros artistas do grupo em jornais do interior de São Paulo e até de outros estados.

Alia Jacta Erat já havia sido publicada completa e colorida no Suplemento Quadrinhos da Folha de S. Paulo em outubro de 1975 quando saiu em capítulos no Diário do Povo de Campinas - SP em 1976.

Abaixo Ricardo Dutra no Almanaque Calafrio da editora Minami & Cunha.

Sobre Ricardo Dutra o Diário Popular (SP) em 20.11.1975 publicou:


"HISTÓRIAS DE GUERRA É COM O RICARDO DUTRA
Quartanista da Escola Politécnica de Engenharia Naval, Ricardo leva de 40 a 50 horas para desenhar uma página de suas histórias. Especialista em histórias de guerra, tem um estilo acadêmico é retrata batalhas navais da 2ª Guerra Mundial. Verídicas, as suas histórias requerem estudos profundos e consulta a fontes fiéis.
por exemplo, no meu caso, as informações são extraídas de livros e revistas especializados. Inclusive detalhes que aparecem em meus desenhos.
Ricardo gosta do Ziraldo: “ótimos desenhos utilizando personagens de nosso folclore”.
Atualmente Ricardo faz histórias fictícias em trabalho conjunto com o Cassiano Roda, e publicam tiras diárias, visto a sua especialidade que são as histórias de guerra, exigirem muito tempo e estudo. Contudo, explica, "a vontade é de continuar com as histórias verídicas de guerra”.

Abaixo Ricardo Dutra no Suplemento Quadrinhos da Folha de São Paulo em julho de 1974 assinando Artud.

Nenhum comentário: