sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O Gato - Notícias Populares - 1984

O Gato é um violento herói mascarado que não poupa o uso de métodos violentos para atingir seus objetivos. Sabemos ser um jovem que por muitos anos estudou nas melhores academias de kung fu do mundo. Seu pai contratou mestres de caratê, capoeira e acrobatas de circo para treinar o rapaz e torná-lo uma verdadeira arma viva.

Tudo isso com a intenção de que o filho pudesse se vingar dos bandidos que assassinaram sua esposa, vazaram seu olho e cortaram seus dedos, fazendo justiça com as próprias mãos.

O jovem cumpre sua missão, tornando-se o justiceiro O Gato, sempre auxiliado por seu pai, o investigador de polícia aposentado Otávio Cristovão.

Com o passar do tempo, o personagem se mete em aventuras espaciais onde seu pai é mentalmente controlado pelo poderoso Molok, um construtor de androides que se alimentam de sentimentos humanos e tenta se apoderar do corpo de João Bala, o assassino da mãe de O Gato

Em uma outra aventura O Gato chega a enfrentar o temido Conde Drácula.

O Gato estreou em agosto de 1984 no jornal Notícias Populares criado por Antônio Ivan Ferreira. Muito produtivo, Antônio realizou centenas de tiras do personagem.


 

Ao blog, Ivan Ferreira concedeu o seguinte depoimento:

"Nessa época eu tinha 24 anos e trabalhava à noite em uma empresa de segurança, então, tinha muito tempo para usar minha imaginação! Em uma dessas noites estava fazendo a ronda sozinho em meu plantão quando, de repente, um gato preto se assustou comigo, passou entre meus pés e, numa velocidade de felino, rapidamente saltou da janela ao muro e sumiu na escuridão da noite. Foi aí que me surgiu a ideia de criar o personagem O Gato, oi seja, naquela noite foi fácil criar em minha mente todo o roteiro da origem do herói.

Lembro que gostava muito de ler gibis, foi uma paixão minha desde criança. Até hoje leio de vez em quando. Além do mais eu ainda desenho. Comecei a me interessar por essa arte aos oito anos, quando um irmão me me mostrou pela primeira vez um desenho de um colega de escola dele. Fiquei tão impressionado com aquele desenho que imediatamente comecei a rabiscar alguma coisa no papel e não parei mais.

A ler quadrinhos eu comecei muito cedo! Gostava muito de super-heróis, entre eles o Homem Aranha, Capitão América, Incrível Hulk, Batman, Super-Homem, Turma Titã, Legião dos Super Heróis, Namor, Aquaman, Super Moça, Liga da Justiça e por aí vai. Além disso gostava de revistas de terror como: Kripta, Calafrio, Spektro e tantas outras.

Já a minha fase de desenhar tiras para o Notícias Populares foi possível porque nesse jornal existia uma coluna que dava chance aos artistas amadores. Foi aí que comecei a publicar as primeiras tiras. Depois disso vendi alguns roteiros de terror para a editora D'Arte do Rodolfo Zalla e depois comecei a desenhar alguns roteiros para uma editora que estava iniciando seus trabalhos, ali na Av. Paulista, mas que também não durou muito em virtude do Plano Real, do governo Sarney.

Aos poucos observei que aqui no Brasil não dá para ficar rico fazendo quadrinhos e acabei arranjando um emprego de grafiteiro na Prefeitura de Guarulhos e me especializei em desenhar painéis em muros. Hoje eu tenho uma página no Youtube onde procuro mostrar um pouco do meu talento. Quem quiser acessar é só digitar as palavras 'ANTONIO IVAN FERREIRA' com letras maiúsculas e pronto. É só digitar o meu nome e você encontra minha página.

Hoje estou aposentado mas ainda tenho muito interesse em criar quadrinhos. Espero que algum dia essa chance apareça para mim. Grande abraço!" 

Nenhum comentário: