domingo, 20 de setembro de 2020

Ararinha - A Cidade - 1991

Ararinha é o caipira torcedor símbolo do União São João de Araras E. C., da cidade de Araras - SP. Criado pela cartunista Maurício Pestana em 1991 com apoio das empresas Sbarro e Duraferro.

Ararinha foi inspirado em José Fernandes de Mattos, o verdadeiro Ararinha

As tiras, sempre atuais, publicadas pelo jornal A Cidade, faziam humor com os jogos da semana, os resultados das partidas e com os jogadores do time do União.


Ararinha
foi reunido em livro em 1992 e nele podemos ler o seguinte depoimento de Pestana:

"Nasce um baita torcedor caipira! Criar um personagem astuto, motivador, alegre e fiel ao seu time. Este foi o desafio que recebi dos amigos da SBARRO e DURAFERRO há um ano.
Vocês podem pensar que bastava juntar as características, fazer o homem e pronto! Mas no decorrer desse ano, Ararinha ganhou vida própria, criou família, caiu no mundo. E, como bom caipira, desenvolveu personalidade própria e forte, juntando as qualidades iniciais a um jeito simples e inteligente de ver seu time, os amigos e sua cidade. Hoje, é Ararinha quem decide as coisas, cria situações. E agora que o União subiu para a 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, o homem tá mais convencido do que nunca!
É o que vão ver nas páginas seguintes...".


Sobre José Fernandes de Mattos, a artista plástico Paulo Monteiro deu o seguinte depoimento ao pesquisador João Antonio Buhrer:

"Veja que coincidência sobre o Ararinha! Eu morei de 1990 a 2003 em Araras e fui vizinho do Ararinha. Eu morava na mesma rua que ele e éramos amigos. Ele sempre passava na minha casa e conversávamos muito. Durante todos os anos em que convivi com ele até a sua morte, jamais vi o Ararinha com outra roupa que não fosse o uniforme do União São João. Até pra ir à missa não era diferente: ele ia uniformizado. O carro do Ararinha era uma Brasília, o qual tinha, permanentemente na parte traseira interna, uma bandeira do União São João. Ele tinha um bom humor permanente, muito divertido. Como era torcedor símbolo, o time o levava para todos os lugares onde fosse jogar. Essas viagens foram interrompidas no final da vida quando o mulher dele ficou muito adoentada. Mesmo muito doente e o Ararinha aparentemente mais saudável, curiosamente, ele morreu antes dela.
Além do gibi, ele teve uma biografia escrita por um ex-radialista de Araras, Sérgio (me esqueci do sobrenome dele), falecido antes do Ararinha. Eu fui ao lançamento desse livro.
Um grande abraço e um ótimo fim de semana para você!"

 
José Fernandes de Mattos, o verdadeiro Ararinha. 

Maurício Pestana também produziu a tira Os Urbanos em 1985.

................................................................

No site do autor encontramos a seguinte biografia:

Maurício Pestana nasceu em Santo André, São Paulo. É jornalista, publicitário, gestor público e cartunista, sendo considerado o cartunista negro de maior sucesso na história do Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos na Fundação Santo André e, posteriormente ingressou na Fundação Cásper Líbero, primeira instituição de jornalismo do País. Sua trajetória profissional começou nos anos de 1980 no Jornal O Pasquim como Cartunista político e depois teve passagem pelos jornais Diário do Grande ABC, Diário Popular e Gazeta Esportiva.

O reconhecimento pela sua trajetória intelectual como jornalista, escritor e cartunista esteve ligado, principalmente com seu ativismo na luta pela igualdade racial no Brasil e, pelos livros publicados mais de 60 obras, entre elas destacam-se: A Transação da Transição (1985); Negro no Mercado de Trabalho (1986); Educação Diferenciada (1989); Meu Brasil Brasileiro (2002); Racista, Eu!? De Jeito Nenhum (2001); São Paulo Terra de Toda Gente (2004); Revolta dos Malês: a Saga dos Muçulmanos Baianos (2010); (2010); Revolta das Chibatas: a Revolta Cidadã dos Marinheiros (2011); 2 de Julho: a Bahia na Independência do Brasil (2013); Negro, uma Outra História: Aplicando a Lei 10.639 (2014); A Presença Negra e Indígena na Independência do Brasil (2014); Racismo Cotas e Ações Afirmativas (2014).

Entre os países no qual se apresentou como conferencista sobre igualdade, expositor e para lançar livros estão: Estados Unidos, Espanha, França, Portugal, Argentina, Venezuela e Senegal. Em 2007 assumiu a função de Diretor executivo da Revista Raça Brasil, (única revista de circulação nacional direcionada a população negra do Brasil), entre as principais reformas editoriais que realizou, criou a seção Páginas Pretas, onde mensalmente, nos oito anos que esteve a frente da revista, entrevistou dezenas de personalidades do Brasil e do exterior com foco na questão racial.

Foi membro do conselho Deliberativo do Fundo Baobá - Fundo de Equidade Racial, do Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil adquiriu, em 2014, o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, Gestão do Prefeito Fernando Haddad, e assumiu em 2015 o cargo de Secretário, que além de outras realizações criou a lei de cotas na cidade de São Paulo, que destina 20% de todos os cargos e concurso público para afro descendentes e idealizou o primeiro fórum São Paulo Diverso, encontro que durante três anos consecutivos reuniu centenas de empresas em sua maioria multinacionais como o Google, Microsoft, IBM, iniciativa essa que hoje tem sido reproduzido em todo país e que visa a colocação de negros em cargos estratégicos nas grandes empresas com o apoio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente o jornalista escreve quinzenalmente para a revista Isto é Dinheiro, dirige sua empresa a Pestana Arte e Publicações, empresa que desenvolve produtos como cartilha, cartuns, exposições e consultoria de como implantar ações afirmativas nas empresas, além de produzir a Revista Raça e o programa Raça na TV.

 Agradecimentos aos amigos João Antonio Buhrer e Bira Dantas.

Nenhum comentário: