As Picaretagens foi uma das muitas tiras publicadas pela dupla Franco de Rosa e Sebastião Seabra no jornal Notícias Populares durante a década de 1970 e circulou entre 1976 e 1977.
Com temas variados permitia a presença de personagens de outras séries dos autores como Chucrutz, Maloca, Capitão Caatinga e Chico Peste e tinha a colaboração de outros autores como Paulo Paiva (às vezes assinando Brito), por exemplo.
Questionado sobre o fato de ter sido nessa série a estreia do personagem Maloca, precursor de Maciota, Franco esclarece: "O Maloca estreou num gibi do Praça Atrapalhado (nº 15, editora Saber,1976). Em uma HQ de página dupla, central, com roteiro do Paiva. Desenhos meus, arte final do Seabra e cores indicadas por mim. Aplicadas no fotolito pelo Tony Duarte.
As tiras do jornal o Seabra desenhou. Ele fez umas 15 e foram publicadas na série As Picaretagens no NP, junto com Aeroaperto ou Pilotonto (Moretti-Nicoletti e eu), Kata-Kokim (minha), O Bobalhão Ilha do Tesouro, Motoca Kid (Matheus Bio & eu), Ulisses (minha) e algumas outras coisas".
Acima, tira da série As Picaretagens, com o personagem Chucrutz, satirizando a campanha governamental que exaltava o limite de velocidade de 80 km/h nas estradas em função da grave crise do petróleo acontecida nos anos 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário