sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Capitão Rapadura - 1973


Capitão Rapadura foi criado em 1973 pelo cartunista cearense Mino (Hermínio Macêdo Castelo Branco, 1944) e publicado pela primeira vez no Almanaque Mino, publicação regional do autor. Capitão Rapadura ficou bastante conhecido em Fortaleza, mas teve sua estreia nacional em 1978 na edição do Almanaque Mino lançada (imagem acima) pela Codecri, a mesma editora de O Pasquim (Coleção Humor, volume 2). 

Nessa edição ficamos sabendo que o Capitão foi lançado ao espaço em um foguete de outro planeta. Ao atingir a Terra foi resgatado pelo seu Chico Celestino e por dona Maria Celeste, recebendo o nome de Gumercindo. Grande, forte e poderoso, nomeou-se Rapadura, combatendo Batman, Super Homem e o Homem Aranha e deixando apaixonadas as mocinhas do lugar.

Capitão Rapadura sobrevive até nossos dias, sendo produzido por vários cartunistas cearenses admiradores da obra de Mino. Em 2013 foi lançado o álbum Capitão Rapadura - 40 anos, pela editora Armazém da Cultura e nele consta a seguinte cronologia do herói:

"1973 - Nascia o Capitão Rapadura no Almanaque Mino.

1996 - Depois de anos sem ser publicado, Capitão Rapadura pela equipe do fanzine Manicomics: Daniel Brandão, JJ Marreiro, Geraldo Borges, Valdijunio Rodrigues e outros.

2003 - Volta a ser publicado no caderno Zoeira do jornal cearense Diário do Nordeste no formato de tiras, por Daniel Brandão e uma nova geração de quadrinistas por cerca de 3 anos.

2011 - É criado pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará o blog capitaorapadurabrasil.blogspot.com".

Sobre o autor, no Guia dos Quadrinhos:

"Hermínio Macêdo Castelo Branco - ‘Mino’ (3 de maio de 1944).

Hermínio Macêdo Castelo Branco é cearense, natural de Fortaleza. Filho de Francisca Macêdo e Raimundo Castelo Branco, nasceu no dia 3 de maio de 1944. É casado com Ignês Botelho e pai de Magno, Maria Cecília, João Eduardo e José.

Formado em Direito pela UFC (inscrito na OAB), a lista de suas atribuições é extensa: desenhista, artista plástico, cartunista, programador visual, projetista gráfico, poeta bissexto, livre pensador, autor de histórias, fábulas e contos infantis, ilustrador e publicitário.

Mino iniciou sua vida profissional ilustrando uma seção de humor esportivo no jornal "O Povo". Participou de um noticiário da TV Ceará (Repórter Cruzeiro) ilustrando as notícias ao vivo, fato inédito na TV brasileira. Participou da seção de humor da revista "O Cruzeiro" (O Centavo).

Trabalhando em agências de publicidade e colaborando com quase todos os jornais de Fortaleza, passou vários anos dedicado ao trabalho de criação de marcas, programação visual e projetos gráficos.

Semanalmente, produz uma página dominical de humor (The Mino Times) no jornal "Diário do Nordeste" e edita sua própria publicação mensal "RIVISTA", distribuída através da editora "RISO" (de sua propriedade) para vários colégios no Ceará. RIVISTA contém toda a diversificação de seu trabalho: fábulas, contos, frases, pensamentos, artigos, poesias, ilustrações e cartuns.

Como cartunista, é criador do CAPITÃO RAPADURA, o primeiro super-herói cearense. Já participou e foi premiado em diversos salões de humor nacionais e internacionais, fazendo parte também de antologias Rússia - Brasil em defesa da natureza, Exposição Itinerante da Aliança Francesa e teve um importante trabalho (Os Peixes) publicado na "Slapstick", periódico alemão de humor. Participa, há alguns anos, do grupo de cartunistas autores das vinhetas de humor da Rede Globo de Televisão.

Como pintor, possui diversas obras vendidas no Brasil e no exterior. É autor do grande mural TERRA DA LUZ, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, retratando histórias e aspectos culturais da terra cearense. É conhecido como um artista plástico extremamente versátil, pois costuma utilizar diversas e variadas técnicas na composição de suas obras".

Nenhum comentário: