sexta-feira, 10 de junho de 2022

O Bobalhão na Ilha do Besouro - 1975


Em setembro de 1975 foi publicada no Suplemento Quadrinhos da Folha de São Paulo a história O Bobalhão na Ilha do Besouro. Com roteiro de Franco de Rosa e desenhos de Sebastião Seabra a aventura fazia referência ao filme O Trapalhão na Ilha do Tesouro dirigido pelo cineasta J. B. Tanko (1906-1993) nesse mesmo ano, com a participação da trupe televisiva Os Trapalhões e é considerada a primeira versão em quadrinhos do grupo.

Uma sátira na linha da revista MAD, lançada no Brasil em 1974 pela editora Vecchi, a aventura tinha piadas bem boladas e desenhos de qualidade da dupla de autores que viria a se consagrar com o passar do tempo, principalmente por seus trabalhos na editora Grafipar de Curitiba - PR.

A mesma história foi publicada com o nome de O Bobalhão na Ilha do Tesouro em janeiro de 1977 no formato de tiras diárias (figura abaixo) pelo jornal Notícias Populares (SP), com o qual Franco e Seabra já colaboravam há alguns anos com séries como Chucrutz e Capitão Caatinga.

2 comentários:

Dyel disse...

Não deixa de ser interessante notar como a edição brasileira da revista estadunidense de humor MAD,publicada pela finada Editora Vecchi,se tornou um grande sucesso,gerando um verdadeiro surto de imitadores, como a KLIK,da Editora EBAL,e a PANCADA,da Editora Abril(que,por sua vez, era uma versão brasileira da revista de humor estadunidense Cracked),além da HQ que é o tema desta postagem.

rodineisilveira disse...

Cracked, editada originalmente nos EUA pela Major Magazines.
Outra revista que também seguiu a mesma veia cômica da MAD nos EUA, foi a Crazy da Marvel.