segunda-feira, 10 de maio de 2021

Paulo Paiva faleceu


Notícia triste... Paulo Paiva faleceu no dia 9 de maio de 2021, às 23:40h.

De pneumonia em decorrência de sequelas do AVC. Foi cremado em 10/05 em Itatiba, SP.

Sua trajetória começou em 1971, quando várias editoras paulistanas receberam e publicaram cartuns criados por aquele menino de 13 anos, Paulo Paiva Lima. Em poucos meses ele foi admitido na equipe de roteiristas do Estúdio Mauricio de Sousa. Alguns anos depois ele passou a escrever e publicar uma série de tiras diárias no jornal Folha da Tarde, Cia. Ltda e participava do famoso tabloide Gibi Semanal, escrevendo anonimamente a série Chico Peste. Também, anônimo, escreveu centenas de histórias curtas de Zé Carioca e outras séries para o estúdio Disney da Editora Abril. Paiva criou e escreveu dezenas de roteiros com a Anacozeca, a associação de cobradores de dívidas do Zé Carioca, e também o Pena das Selvas, para a série do Peninha.
 

Em meados da década de 1970 ele criou um personagem mau caráter, Maloca, um jogador de futebol de várzea para a Editora Saber. Mas o gibi, então colorido, não foi lançado. Depois, reformulado e rebatizado como Maciota, foi um grande sucesso na revista Placar.



Maciota foi desenhado pelo próprio Paiva com seu peculiar traço tosco e extremamente expressivo, com forte influência do humor gráfico dos mestres franceses - Sempé era o seu grande ídolo. E Paiva, juntou muitos dos pagamentos que recebeu da Placar e fundou a notória Editora Maciota, que lançava gibis também com o selo Press Editorial.

Paiva na década de 1990 lançou em sociedade com a Nova Sampa Editora os livros de Piadas do comediante Ary Toledo, que também foi seu sócio. Criando piadas para os livros e para o artista. Foi um fenômeno de vendas. Com muitas tiragens. E Paiva ainda faria muitas edições de uma revistinha mensal colorida com piadas de Ary Toledo.

Chico Peste.

Um AVC, em fevereiro de 2007 tirou Paiva do mundo editorial como profissional de criação. Mas a partir de 2017, antologias de seus trabalhos foram lançadas pela Editora Criativo.

Paulo Paiva, P. Paiva, PP, Pepê, Paiva ou Paivão, como era chamado por muitos, sempre foi uma pessoa de muito bom humor. Querido por todos. Sempre pronto a ajudar. Auxiliou dezenas de artistas em início de carreira e foi um grande incentivador e entusiasta do quadrinho brasileiro. Sua ausência será muito sentida. Extremamente sentida.

Paulo Paiva Lima nasceu em Santa Helena, GO, em 4 de agosto de 1957, falecendo em 9 de Maio de 2021 em São Paulo, SP.

Paiva faleceu às 23:40h de pneumonia, em decorrência de sequelas do AVC, que o deixou acamado em seus últimos anos.

Link de depoimento de Mauricio de Sousa sobre o Paiva – Skechbook -
 
por Franco de Rosa

4 comentários:

Dyel disse...

Que Deus o acolha,e dê forças à sua família.
Descanse em paz,Mestre...

Unknown disse...

Fez história! Deixou seu legado. Vai descansar em paz. 👏👏👏👏👏

Unknown disse...

O gênio é obra dos séculos, livre agora, está nos braços do Pai.

ISABEL disse...

Que história linda!!! Tá explicado porque a Sra é tão Inteligente!!!Seu Paizinho foi um Gênio. Temos certeza que Deus o guardou para Si, que Deus vos console.