terça-feira, 30 de setembro de 2025

Niko-Niko - 1977

Niko-Niko foi criado em 1977 pelo cartunista Jal (José Alberto Lovetro - 1955) em 1977. 

Sobre o personagem o próprio Jal explica:

"De 1975 a 1977 trabalhei na revista Arigatô editada pelo Jornal Paulista da colônia japonesa. Eu estava na faculdade de jornalismo e na revista fazia alguma reportagem na área de quadrinhos e era crítico de cinema. Ilustrava as páginas da revista e criei este personagem Niko-Niko (Sorridente) para a última página da revista. Sorridente porque ele nasceu quando caiu a bomba atômica em Hiroshima. Ao invés de chorar riu. Desde então começou a questionar a desinteligência humana.

Quando criamos eu, o Gual e a Januária Cristina a turminha Sport Gang no final dos anos 90, fiz um novo desenho do personagem com o mesmo nome.

Quando foi lançado o Senninha em 1994 tinha um japonezinho também chamado Niko na turminha. Eu pedi para o Ridaut mudar e ele me atendeu".

O Jornal Paulista foi fundado com o objetivo de se posicionar contra as ideias “vitoristas”, que não aceitavam a derrota do Japãp na 2ª Guerra Mundial, e esclarecer a população sobre os acontecimentos da guerra, mostrando-se mais incisivo em suas colocações. O editorial da primeira edição do Jornal Paulista, publicado em 1º de janeiro de 1947 e intitulado “Começando...”, deixa clara a sua posição e a nova dinâmica que conduziria a imprensa nipo-brasileira. Esclarece que a ideia é que o Jornal Paulista servisse aos interesses da colônia japonesa para que, posteriormente, pudesse “integrar-se na grande família da imprensa brasileira”.

Para saber mais sobre o Jornal Paulista clique aqui.

Para saber mais sobre o Jal clique aqui.

Nenhum comentário: