Contrastando com seu desenho anatomizado, a série Humor, de Adrovando Claro, caracteriza-se pelo seu texto humorado, cheio de chistes e situações engraçadas. A série fez parte da iniciativa Contra Ataque, de Natal - RN, que tinha por objetivo distribuir tiras em quadrinhos de artistas nordestinos para todos os jornais do Brasil.
Sobre a iniciativa Contra Ataque o folheto promocional esclarecia:
"O CONTRA ATAQUE é uma iniciativa de alguns desenhistas Nordestinos que se organizam, numa experiência de comercialização de seus trabalhos. Este catálogo vem mostrando as mais diversificadas séries de tiras de histórias em quadrinhos, são criações tropicalistas, simples, baratas e surgidas da própria cultura regional contemporânea, com muita imaginação e bom gosto.
Nossos lançamentos reunem trabalhos inéditos com ingredientes proporcionais ao gênero, acrescentando algumas surpresas na variação de temas ou personagens, pois cada autor é livre para explorar sua criatividade. Todo o material é oferecido por remessa postal, impresso o em papel couchê no formato original para ser adaptado a qualquer tamanho de publicações e impressos em geral.
Nosso sincero desejo é que você, amigo cliente, ofereça oportunidades as nossas criações, ficando inteiramente a vontade para escolher e combinar os trabalhos que mais lhe agradam. Enfim, tirar o máximo de proveito para enriquecer o espaço de lazer, atraente do público, no seu veículo impresso".
Atualmente Adrovando dedica-se à fotografia.
Sobre o autor: "Adrovando Claro é desenhista ilustrador, professor de Artes formado pela UFRN e repórter-fotográfico da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Natal. A partir de 1991, concluiu o curso de artes na UFRN e entra na área de fotografia, colaborando com o jornal Gazeta de Macau(RN), do qual ajudou a fundar, tornando-se repórter-fotográfico filiado a Fenaj três anos depois. Criou o jornal de fotografia O Foco com o jornalista e fotografo Fernando Pereira e o repórter fotográfico Canindé Soares, que circulou impresso de julho de 1992 a janeiro de 1997. Com a fotografia participou de várias exposições e articulou a oficina de fotografia do Sesc/RN em 1994, que se transformou num curso anual por mais de dez anos. Em 1999, recebeu uma menção honrosa no II Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba(SP), Primeiro Lugar no concurso “Um olhar sobre a gente de Natal”(fotos publicadas) em comemoração aos 400 anos de Natal(RN) e o Terceiro Lugar no II Prêmio Euzébio Rocha do Sindpetro/RN. Em 2000, participou do projeto “Redescobrindo o Brasil” da Ong TerrAmar, produzindo fotos em Salvador(BA), Recife(PE), Olinda(PE), Baía da Traição(PB) e Natal(RN) para o livro de mesmo título, em comemoração aos 500 anos do Brasil, incluindo uma mostra fotográfica. Em 2002, realizou a oficina de fotografia do Unicef/Terramar no bairro de Felipe Camarão, zona leste de Natal e as fotos do livro “Um olhar sobre o CEDUC” com 50 alunos da rede publica de ensino. Ainda publicou fotos nas revistas potiguares da Rede Andi (A Criança e o adolescente na mídia potiguar-2002; Jovens na construção do futuro, no presente-2003; A criança e o adolescente na mídia potiguar – 2004) organizadas pela Terramar. Tomou parte da diretoria da Associação Potiguar de Fotografia da qual ajudou a fundar em 2008. Fez parte da monitoria em cursos básicos periódicos de fotografia do Sesc-RN de 1994 até 2005. Participou da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte.
É fundador do banco de imagem Prisma Stock Photo (www.prismastockphoto.com), arquivo fotográfico com fotos de Natal e do Rio Grande do Norte".
Nenhum comentário:
Postar um comentário