Apesar do nome pra lá de racista, a Preta do Leite pouco tinha a ver com questões raciais. A personagem fazia parte de um grupo de mascotes de time usados para ilustrar a página de esportes do jornalista Carlos Soh e foram desenvolvidos pela cartunista Antônio Carlos Nicoliélo em 1972 no jornal Diário da Noite (SP) a partir de dezembro de 1972. Preta do Leite representava o Corinthians.
O termo era um jargão popular para pessoas tagarelas e provavelmente se originou das antigas amas de leite, mulheres negras que amamentavam os filhos das ricas senhoras brancas.
Junto da Preta do Leite apareciam outras mascotes para os times paulistas como o Lord Pipoca do São Paulo, o Comendador Macarroni do Palmeiras e o Caranguejo do Santos e embora não falasse tanto assim os comentários da personagem eram sempre críticos e certeiros.
...................................................................
Sobre o autor, o jornal Espalha Fato, dos funcionários do banco Bamerindus, publicou em outubro de 1989: "Antônio Carlos Nicoliélo nasceu em Nova Europa, São Paulo, em 11 de fevereiro de 1948 (faleceu em 27 de junho de 2022). Começou suas atividades profissionais em Bauru, onde estudou Direito.
Em 1970 foi para São Paulo e atuou como chargista nos jornais Diário de São Paulo e Diário da Noite, até 1975. Foi chargista, ilustrador e capista da revista Visão, o mesmo tempo em que publicava na revista Status, Viaje Bem (VASP), Aerojet, Fairplay, Senhor (3ª fase), Círculo do Livro e revistas empresariais. No exterior, publicou na revista alemã Pardon e em antologias de caricatura no Canadá, Grécia, Alemanha e Bulgária, sendo que neste país foi premiado. Em 1985, foi escolhido como um dos mais importantes chargistas do mundo.
Atualmente dá assessoria a agências de publicidade na área de criação e direção de arte, e eventualmente ministra palestras sobre a História Universal da Caricatura em várias universidades. Publicou O livro “Ali D'El Rey” e vem lançando, anualmente, um livro-agenda de humor. Além de chargista político da Folha da Tarde, hoje Nicoliélo também é contratado do Cartoonists & Writers Syndicate de Nova lorque, que distribui seus cartuns e charges políticas internacionais para 150 jornais do mundo inteiro".
2 comentários:
Um fato importante, é esta personagem não deve ser confundida com a personagem de mesmo nome, criada nos anos 1990, pelo saudoso cartunista Ota.
Obrigado pelo comentário, Dyel.
Postar um comentário