Fala, menino! Série que mostra uma turma de garotos e trata principalmente de crianças com necessidades especiais. Criada em 1996 pelo cartunista baiano Luís Augusto Gouveia (1971-2018) foi publicada em jornais e reunida em livro (Amarilys Editora, 2010). Entre seus personagens, há crianças mudas, cadeirantes etc.
Nosso heróis são: Lucas, um garoto mudo; Rafael, que é cego, Mirela é surda, Mateus é autista, Esmolinha e Diogo são crianças de rua; Carolina é hiperativa e faladeira; Caio é cadeirante e enfrenta as dificuldades da falta de acessibilidade etc, mas com um traçado característico, Luís Augusto abordava tudo em seus trabalhos: separação de pais, homossexualidade, racismo, pobreza, religiões, deficiências físicas, tudo com rara sensibilidade e alegria.
3 comentários:
(o comentário anterior foi removido, devido a um erro na informação.)
O saudoso Luis Augusto chegou a produzir uma série animada de "Fala, Menino!", que, inicialmente, foi exibida na TVE-Bahia,e,posteriormente,exibida em diversas emissoras públicas pelo Brasil Afora. Infelizmente, há pouco material disponível dessa animação no YouTube, apenas o teaser e um episódio completo, como pode ser visto aqui:
Teaser da série animada: https://www.youtube.com/watch?v=IBjgBuW_bCY
o episódio-piloto "Festa Na Escola", o único disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=uB_5T4kymvw
Obrigado pelo complemento, Dyel. Grande abraço!
Postar um comentário