sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Bocage

Bocage, o poeta português Manuel Maria Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de setembro de 1765 – Lisboa, Mercês, 21 de dezembro de 1805) apesar de ter sido, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano, acabou tornando-se conhecido por seus textos provocativos e muitas vezes de caráter erótico. Por ter morado no Brasil por alguns anos a partir de 1786 seu trabalho desenvolveu um interesse especial em nosso país.

Com o passar do tempo e com sua obra caindo em domínio público, dezenas de editoras populares acabaram publicando livros com o título genérico de Piadas ou Anedotas do Bocage, com fatos atribuídos à biografia do autor e outros sem a menor relação com sua obra, muitos agrupando piadas de salão e atribuindo sua autoria ao escritor.

Pequenas editoras como a Livraria Império (Rio de janeiro, 1956) e a Livraria A Barateira (Lisboa, 1954) lançaram edições como essas, mas as que nos interessam particularmente são duas editoras brasileiras que lançaram versões em quadrinhos do personagem:

Editora O Livreiro - depois de ilustrar vários livros com literatura de cordel, narrando fatos engraçados ou pitorescos atribuídos a Bocage e usando uma figura de nariz proeminente como sendo o autor lusitano, a editora lançou várias edições com quadrinhos ou cartuns com esse modelo, no traço de João Batista Queiroz e Nico Rosso.

Nas figuras abaixo o Bocage narigudo da editora Luzeiro no traço de Nico Rosso e João Batista Queiroz.

Saber / Super-Plá/ Savério Fittipaldi - as várias editoras da família Fittipaldi, tradicionais editores paulistanos, também têm sua a versão ilustrada do Bocage, estas sempre realizadas pelo desenhista Edú (Eduardo Carlos Pereira), assíduo colaborador dos Fittipaldi e lançadas a partir de meados dos anos 1970 em revistas formato livro tais como: Bocage, Piadas do Bocage e Piadas em Quadrinhos. Edú tinha duas versões gráficas do poeta, uma mais jovem e de cabelos escuros e outra um pouco mais velha, usando uma peruca branca. Ambas vestiam roupas de época, mas frequentemente viviam suas aventuras na atualidade.

Abaixo os dois Bocages de Edú em Anedotas e Piadas do Bocage (Editora Super-Plá) e O Gozador (Editora Savério Fittipaldi).

...........................................................................

Sobre Queiroz na Wikipedia: João Batista Queiroz é um quadrinista e ilustrador brasileiro. Começou sua carreira trabalhando como ilustrador nas revistas do grupo La Selva. Nos anos 1950, foi responsável pelas revistas em quadrinhos de personalidades populares à época, como as duplas de palhaços Arrelia & Pimentinha e Fuzarca & Torresmo e os atores Grande Otelo e Oscarito. Nos anos 1970, criou o personagem infantil Zuzuca para a publicação Álbum Infantil. Nos anos 1980, trabalhou com o gibi do grupo humorístico Os Trapalhões. Em 1988, ele ganhou o Prêmio Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional".

Para saber mais sobre Edú clique aqui.

Nenhum comentário: