sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Senninha - 1994

Apesar de ter sido lançada pela editora Abril e pela Ayrton Senna Promoções em fevereiro de 1994, poucos meses antes da morte do piloto Ayrton Senna (1960-1994), tanto o personagem Senninha quanto a revista em quadrinhos Senninha e sua Turma alcançaram grande sucesso. A revista em formatinho durou 99 edições, sendo publicada até abril de 1999, além de sair por outras editoras como Brainstore (1999) e HQ Maniacs (2008). O personagem e sua turma também participaram de muitas edições e campanhas educativas e sociais.

Senninha também teve sua série de tiras publicadas em vários jornais, como a Gazeta do Povo (PR) em 2002 (imagens acima).

A concepção visual do personagem ficou por conta de Ridaut Dias Jr e Rogério Martins. Nos créditos da revista constavam como desenhistas e argumentistas Assis Basso, Mário Mattoso, Marco A. Cortez, Alexandre Montandon, Dong Han Yi, entre outros.

Senninha e sua Turma nº 01, editora Abril, 1994.

Siga o Senninha - S.O.S. para o Trânsito - O Globo, 1998.

..............................................

Sobre os autores, nas redes sociais encontramos: "Ridaut possui 35 anos de experiência no mercado de animação e quadrinhos e já trabalhou nos mais renomados estúdios do Brasil. Criador do Personagem Senninha e sua Turma, trabalhou com Ayrton Senna no desenvolvimento do Estúdio Senninha. Hoje trabalha no Estúdio Ridaut com criação, produção e desenvolvimento de personagens e quadrinhos.

Ridaut morou em Lins até os 9 anos , depois mudou-se para São Paulo.

O desenhista ganhou projeção nacional logo no início de sua carreira quando começou a trabalhar com  Mauricio de Sousa, mas o destaque maior foi quando participou da elaboração do desenho do piloto de F1, Ayrton Senna o "SENNINHA". 

Senninha é um personagem de história em quadrinhos inspirado no piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que foi fruto de admiração de seus criadores, Rogério Martins, que era publicitário e Ridaut Dias Júnior que era desenhista da Mauricio de Sousa Produções e o personagem surgiu em 1994. Depois do lançamento do personagem, montaram uma equipe com desenhistas, ilustradores e coloristas. Entre eles, estava o ilustrador Marco Antonio Cortez.

O desenhista Linense também é o autor do desenho criado para o campeão mundial de natação Cesar Cielo, ele criou o Cielinho".

Nenhum comentário: