sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O Crânio - 1988

O Crânio, criado por Francinildo Sena (1968), é um super-herói brasileiro bastante popular no meio independente. Surgiu em 1988 no fanzine Mini-HQ e foi publicado nas páginas do jornal Tribuna do Alto Oeste (RN), com desenhos de Marcelo Salaza, Rodrigo Fernandes e Mark Novoselic.

A Edu Manzano, Francinildo declarou: "Sim, é verdade O Crânio saiu em tiras no jornal Tribuna do Alto Oeste entre maio e outubro de 2009. Sempre nas segundas-feiras. A história da última tira ficou incompleta porque o jornal saiu de circulação antes da conclusão".

......................................................

Sobre O Crânio, no Guia dos Quadrinhos: "HARAN era um Príncipe do planeta Stron juntamente com o seu irmão KROK. Eles eram gêmeos, mas, totalmente opostos. KROK era um admirador declarado dos jogos violentos, enquanto HARAN era um pacifista nato que acabou pagando caro por isso. Na adolescência KROK tramou premeditadamente a morte do pai, o Imperador, e convenceu o Conselho de Justiça que HARAN teria sido o assassino e assumiu o poder.

Prendendo HARAN, KROK mandou fazer uma lavagem cerebral no irmão e o baniu. HARAN foi lançado no espaço em uma cápsula e vagou pelo universo por incontáveis ciclos até que a cápsula desgovernada caiu na terra. Mais precisamente na floresta Amazônica, no Brasil.

Descoberto pelas forças armadas do Governo Brasileiro, ele passou a ser caçado como um animal, e após algum tempo passou a ser rotulado pela imprensa como CRÂNIO. Devido a sempre escapar das investidas contra ele.

O CRÂNIO tem o poder de lançar raios pelas mãos e pelos olhos, além de voar. São dons naturais de todos os Stronianos (ou Stronamos) que não sofreram qualquer tipo de alteração pela atmosfera terrestre".

Nenhum comentário: