sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Betão & Cia - 1988


Baseado em suas experiências pessoais, nos amigos e colegas de escola, o artista Fernando Marques criou em 1977, quando ainda era muito jovem, Betão e seus amigos. Os personagens passaram a ser publicados em 1988 em um jornal de Petrópolis (RJ), com argumento de Vichi, e foram os primeiros a figurar em uma tira diária em um veículo daquela cidade. 

Em 1990, Betão & Cia (Guto, Lela, Lucky e outros) migraram para o suplemento Tribuninha, da Tribuna de Petrópolis, produzido por Fernando, Vichi, Robson Theobald e George Silva. Na Tribuninha Fernando publicava também outra produção sua, a Turma da Gatinha Tatá.

Em 1992 as tiras do Betão passaram a ser publicadas também em um jornal mensal em Petrópolis, o Jornal Cultural Obelisco. De 2009 até 2014 as tiras do Betão apareceram também no suplemento Diarinho, do jornal Diário do Vale, em Volta Redonda. Em 2013 o suplemento Tribuninha, com 8 páginas, deixou de ter esse formato. Foi reduzido para apenas meia página do jornal tradicional. E assim ficou até 2020, quando o jornal físico deixou de existir e a Tribuninha então acabou. Nesse meio tempo todo, Betão e seus amigos tiveram suas tiras publicadas em jornais informativos no Espírito Santo, São Paulo e em Portugal, tudo isso nos anos 90. Atualmente, além de aparecer nas páginas do autor nas principais redes sociais, eles também são publicados num jornal brasileiro nos Estados Unidos, o Brazilian Press, que é distribuído em 6 cidades americanas; e também no jornal Notícias em Português, no Reino Unido.

.......................................................................

Sobre o autor: Roberto Fernando Marques nasceu em maio de 1963, e desde pequeno gostava de quadrinhos e desenhos animados. Em 1974 criou seus primeiros personagens e seu primeiro caderno de histórias. O primeiro trabalho como ilustrador foi em 1977, quando ilustrou o livro Dicas Úteis para sua Cozinha, da Ediouro. Em 1986, elaborou o cartão de Natal da rede Transamérica de Rádio. Em 1989, criou algumas capas para os cadernos de uma indústria de papéis de Petrópolis. Foi onde a gatinha Tatá apareceu pela primeira vez. Depois disso dedicou-se mais à Tribuninha até que, em 1993, fez sua primeira revista em quadrinhos. Pegou o texto de um livro da escritora Stella Carr, adaptou para seus personagens e publicou a revista “O Segredo do Museu Imperial”. Lançou-a independente na Bienal do Livro de São Paulo, em 1994, que teve a participação da autora e do pessoal do stand da Editora Moderna. O suplemento Tribuninha acabou em 2020, circulando por cerca de 30 anos. O Diarinho, publicado semanalmente no jornal Diário do Vale, na região sul do interior do Estado do Rio de Janeiro circulou de 2009 a 2014.

Hoje, além das redes sociais, suas tirinhas são publicadas no jornal Brazilian Press, nos Estados Unidos; e também no jornal Notícias em Português, no Reino Unido.

Para conhecer mais clique aqui e aqui.

2 comentários:

Dyel disse...

Outro trabalho de Fernando Marques que também merece destaque é a série HISTÓRIAS DE UM PRETO-VELHO, com roteiros do escritor, jornalista e babalorixá DELMO FERREIRA. Na série, uma menina negra, ouve de seu avô, um Preto-Velho, histórias e lendas da cultura e religiões de origem africana. Até o momento, três números da série foram publicados, sendo que os dois primeiros já se encontram esgotados. Para os interessados em adquirir o número 3, ainda em catálogo, ou saber se os dois primeiros números já estão sendo reeditados, eis aqui o e-mail do autor : delmoferreira@gmail.com
A publicação também pode ser adquirida pelo telefone (21)99969-5496

Luigi Rocco disse...

Sim, Dyel, Fernando Marques tem um trabalho bastante extenso e de muita qualidade. Obrigado pela complementação. Grande abraço!