sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Zélio, o repórter - 1974


Zélio, o repórter foi a estreia profissional do cartunista Jal (José Alberto Lovetro). O personagem foi especialmente criado para o Suplemento Quadrinhos, da Folha de São Paulo, em 1973 e começou a ser publicado a partir de março de 1974, mantendo sua aparição no Suplemento por mais de dois anos.

Jal diz que era muito fã das aventuras da família pato, Pato Donald, Tio patinhas e Huguinho, Zezinho e Luizinho, de Carl Barks e tentava fazer algo dinâmico na linha das histórias do desenhista Disney. Afirma também que o nome de seu personagem não é uma homenagem ao cartunista Zélio Alves Pinto, o qual não conhecia na época.

Uma das característica da série era a inclusão de personalidades da época, onde Jal exercitava sua capacidade para a caricatura. Acima, da esquerda para a direita: Airton Rodrigues, Hebe, Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Silvio Santos e Raul Gil.


2 comentários:

José Alberto Lovetro disse...

Obrigado Rocco por esse trabalho que vem desenvolvendo de resgate da historia das HQs e seus autores. Zélio foi criado a pedido do editor da,Folha na época Rui Lopes. Ele gostou muito do texto, já que meu desenho era muito fraquinho. Como eu acabava de entrar na Faculdade de Jornalismo, criei esse personagem repórter. Evoluí nos desenhos porque vi os outros desenhistas muito bons publixarem no mesmo suplemento. E por ver Mauricio de Sousa conseguir sucesso na área.

Luigi Rocco disse...

Não por isso, Jal. Eu que agradeço, obrigado pelo apoio e palavras de incentivo. abs