quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Luta Ecológica - 1994

O cartunista e ilustrador Adolar (Adolar de Paula Mendes Filho, 1962 - 2021), dono de um traço estupendo, criou em 1994 para a Folha de S. Paulo a série Luta Ecológica, tratando de forma bem-humorada os temas que até hoje afligem a população mundial.

Adolar, recentemente falecido vítima de um câncer, nos mostrava em sua página na internete a seguinte biografia:

"Adolar iniciou a carreira de ilustrador em 1987 no jornal carioca Tribuna da Imprensa. Em 1991 foi convidado e vai trabalhar no jornal O Dia, também do Rio de Janeiro. Em 1993 participou e venceu o concurso para revelação de novos talentos, realizado pela Folha de São Paulo, onde permanece trabalhando até hoje, além de colaborar através de sua empresa - o Studio Aquarela - com diversas editoras brasileiras, com especialização em livros didáticos e infanto-juvenis, além de diversos trabalhos prestados para revistas, periódicos empresariais, agências de publicidade e afins. Hoje, mantém uma galeria permanente com mais de 200 caricaturas no principal restaurante italiano de São Paulo, o Lellis Tratoria Campinas".


Acima, charge de Adolar para a Tribuna da Imprensa, em 1987, retratando o então Presidente da República José Sarney em sua luta para estender seu mandato de 4 para 5 anos.

Nenhum comentário: