sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Os Ecologistas - 1988

Criada pelo cartunista Jal (José Alberto Lovetro) entre 1988 e 1989, Os Ecologistas era publicada pelo jornal Shopping News (SP).

Com uma temática cada vez mais atual a série abordava os vários aspectos da agressão ao meio ambiente.

Sobre o trabalho, o cartunista comenta: 

"Foi uma série que fiz para o jornal Shopping News, City News e Jornal da Semana por um tempo. Eram jornais de bairro que só mudavam de nome mas com o mesmo conteúdo, do grupo Diário Comércio e Indústria, onde eu era o chargista. Não tinham personagens fixos, eram situações diversas sobre ecologia"."


Jal nasceu em 29 de novembro de 1955. Estudou Jornalismo na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero formando-se em 1977. Atualmente é da Assessoria de Comunicação da MSP - Mauricio de Sousa Produções e proprietário da JAL Editora e Comunicação. Sobre ele o pesquisador Edgard Guimarães escreveu: 

"José Alberto Lovetro, o JAL, mais conhecido como cartunista, jornalista e por ser um dos criadores da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Troféu HQ Mix, também tem uma grande produção de HQs. Publicou o personagem Piloto no nº 4 da revista Crás!, da editora Abril, em 1975. Colaborou com os nºs 8 e 9 da revista Klik, em 1978, e os nºs 1 a 4 da revista Gripho, em 1980, ambas da Ebal. Publicou em Refugo nº 3, em 1982. Com os desenhos de Caco, produziu novas tiras de O Amigo da Onça, publicadas em jornais e em revista pela editora Nova Sampa. Foi um dos criadores da série Sport Gang, publicada na forma de jornal e revista. Em parceria com Conceição Cahú, produziu Uma História de 120 Anos, sobre o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1993.".

2 comentários:

Rüsben disse...

Qual a melhor maneira de acompanhar esse blog? Muito interessante! Parabéns pelo trabalho.

Luigi Rocco disse...

Olá, Rüsben. As postagens geralmente são feitas às sextas-feiras. Então, basta salvar nos favoritos e entrar às sextas. Abs