sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Turma do Jotinha - 2002

Esta série, livremente batizada como A Turma do Jotinha, foi elaborada por Mário Candia em 2002 para as páginas do suplemento infantil de mesmo nome do Jornal de Jundiaí (SP) e contava as aventuras escolares de um grupo de adolescentes.

Mário Rafael de Candia destacou-se por ser um dos criadores do super-herói Visg e do Homem Microscópico.

Em recente lançamento da editora Criativo, o álbum Visg, encontramos a seguinte biografia de Candia:

"Mário Rafael de Candia nasceu em 07 de setembro de 1936, em São Paulo (SP). Após cursar o Senai de Artes Gráficas, iniciou sua carreira na editora Outubro, onde foi chefe de produção e chegou a desenhar o Capitão 7. Em 1968 criou o super-herói VISG, que teve um único número publicado pela editora Jotaesse, hoje raríssimo item de colecionador. Um ano antes criou o personagem Homem Microscópico, lançado pela própria editora (Candia) e que durou dois números, igualmente raros. Após essa rápida passagem pelos quadrinhos, migrou para a ilustração publicitária onde atuou por décadas. Trabalhou na editora Abril/Listel, onde foi capista e ilustrador das Listas Telefônicas.

Depois, mudou-se para Campo Limpo Paulista, onde foi ilustrador do Jornal de Jundiaí por 18 anos, e abriu uma escola de desenho para crianças e adolescentes que chegou a ter 450 alunos.

Hoje, aos 84 anos, é presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Limpo Paulista, e vive numa sossegada chácara na mesma cidade, cercado de bichos, da família e de muito verde".

Contatos: carlacandia@uol.com.br

Mário Candia faleceu em 27 de março de 2022 aos 85 anos.

Abaixo, imagens do Homem Microscópico.

 

Para saber mais sobre o Homem Microscópico clique aqui.

2 comentários:

FM disse...

Lembro de outro suplemento "O Jotinha", publicado nos anos 70 no "O Jornal", do Rio de Janeiro. Além de publicar tiras do Maurício de Souza, começou a valorizar os desenhistas iniciantes. Me ajudou muito no meu início como desenhista.

Luigi Rocco disse...

Olá, FM, obrigado pelo depoimento. abs