segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Zé Curau - revista Coopercotia - 1964


Em 1964, quando Mauricio de Sousa deixou de fornecer as histórias de Hiroshi e Zezinho para a revista mensal Coopercotia o espaço foi assumido por Rivaldo Macedo, que criou o personagem Zé Curau

Zé Curau era um coelho caipira às voltas com sua esposa e dezenas de filhos. Pode-se dizer que era uma mistura de Coelho Caolho com Chico Bento, criações de Mauricio. As aventuras nem sempre eram humorísticas, em algumas edições específicas, como a de dezembro de 1964 por exemplo, Zé Curau contou a história da celebração das Festas de Natal.

Segundo a Wikipedia, a Coopercotia - Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) - foi uma das maiores Cooperativas da Agricultura no Estado de São Paulo, fundada em 1927 por imigrantes japoneses no Brasil. A cooperativa manteve durante muitos anos a publicação da revista mensal com seu nome dirigida aos associados e ao público em geral, voltada a assuntos agrícolas e do meio rural. A CAC encerrou suas atividades em 1994.

Acima, Rivaldo na revista Pancada da editora Abril, 1979.

Para saber mais sobre Rivaldo Macedo clique aqui.


2 comentários:

Dyel disse...

Mais um artista de quem eu admirava o traço,quando eu lia os livros didáticos da IBEP/Companhia Editora Nacional. Valeu! Só tem um probleminha: o link que você deixou para sabermos mais sobre o Rivaldo não está funcionando. Por favor, conserte. Desde já, obrigado.

Luigi Rocco disse...

Link atualizado. Obrigado pelo aviso, Dyel. Abs