sexta-feira, 6 de novembro de 2020

GouGon e Spacca - Folha de São Paulo - 1986

Com o advento do Plano Cruzado II, no governo do presidente José Sarney, os cartunista GouGon e Spacca passaram a produzir diariamente, para o jornal Folha de S. Paulo em 22/11/1986, uma charge em forma de tiras comentando os assuntos políticos e econômicos do período.

Os personagens da série eram, invariavelmente, governantes influentes na cena histórica da época. Apareciam regularmente o então prefeito Jânio Quadros, o Ministro da Fazenda  Dílson Funaro, o candidato a presidência Orestes Quércia e muitos outros.

Sobre esse trabalho Spacca comentou: 

"A diferença entre o que eu sabia da política de Brasília e a experiência do GouGon era absurda... Aprendi muito ilustrando essas tiras (a Folha poderia ter publicado tranquilamente os desenhos do autor, de traço elegante)".


......................................................

Henrique Gougon (1947) é chargista com forte atuação na imprensa brasiliense e autor dos livros Bateu, Levou; Onde está nossa bandeira?; Traçando a carta; A dosimetria das penas entre outros. Em seu livro Que país é este? (editora Mutirão, 1977) encontramos a seguinte biografia:

"GouGon é goiano nascido em Minas, criado no Rio, e que vive em Brasília. Trinta anos, jornalista profissional, já trabalhou no Estado de S. Paulo e no Jornal do Brasil, estando presentemente na Folha de S. Paulo onde é encarregado da cobertura da área diplomática. É também chargista do Jornal de Brasília, onde apresenta diariamente, na página de editoriais, um trabalho crítico muitas vezes discordante da própria linha expressa pelos editoriais.

GouGon é sobretudo um chargista atualizado que, embora habitando um contexto sofisticado, não perde de vista a natureza contraditória entre a vida governamental do Planalto Central e a realidade mais crua da sociedade brasileira".

Charge de Gougon para o livro Bateu, levou da editora Comunicação Popular, meados da década de 1990.

Sobre o cartunista Spacca, na graphic novel D. João Carioca (Companhia das Letras, 2008) encontramos biografia a seguir:

"Spacca (João Spacca de Oliveira) nasceu em 1964, em São Paulo, é cartunista e ilustrador. Fez storyboards para filmes publicitários no começo da carreira: depois, entre 1985 e 1995, criou charges políticas para o jornal Folha de S. Paulo e ilustrou o suplemento infantil Folhinha por dois anos. Escreveu histórias em quadrinhos para as revistas Níquel Náusea e Front, e também trabalhou com animação.

Atualmente faz charges para a versão on-line do Observatório da Imprensa e para publicações empresariais. Para a Companhia das Letrinhas, ilustrou O Mário que não era de Andrade, de Luciana Sandroni; O jogo da parlenda, de Heloísa Prieto; A reunião dos planetas, de Marcelo Oliveira e Vice- versa ao contrário, de vários autores. Escreveu e ilustrou Santô e os pais da aviação - A jornada de Santos-Dumont e de outros homens que queriam voar (vencedor do prêmio HQ-Mix 2006 nas categorias Desenhista Nacional, Edição Especial Nacional e Roteirista Nacional) e Debret em viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil, ambos publicados pela Cia. das Letras. Em 2005, Spacca recebeu o primeiro prêmio de charge no Salão Internacional de Humor de Piracicaba".

Nenhum comentário: