terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mocinha - A Cigarra - 1954


Com o final de série Marido de Madame em 1954, Alceu Penna passa imediatamente a se dedicar à essa nova empreitada: Mocinha, voltada a pós-adolescentes e jovens mulheres. Desta vez com textos de Tia Marta (?). As histórias basicamente descreviam uma situação vivida pela protagonista e dando um conselho ao final. A protagonista, primeiramente chamada de Ana Maria,
posteriormente teria seu nome fixado como Verinha.

Apesar dos desenhos maravilhosos de Alceu, a nova série perdeu muito, esteticamente, em relação à anterior. Com a ausência de balões e uma diagramação mais comportada, passa a assemelhar-se a uma matéria ilustrada.

O texto, contrastando com a excelência dos desenhos, também deixa muito a desejar. Extremamente machista, como era a sociedade nesse período, apresenta passagens como esta:

Confesse, confesse que você começou a sentir particular atração pela Escola de Engenharia, no dia em que soube que 90 por cento dos alunos eram rapazes, havendo apenas 10 por cento de moças matriculadas. Que tentação, hem? Seria bom, minha flor, você não se deixar tentar tão depressa e procurar lembrar-se que lá haverá muito colega, mas também muito professor, muito número, muita prova!


A série durou até 1957, mas sendo apresentada em preto e branco, já que a revista havia deixado de ser publicada em cores.

Um comentário:

Tavares disse...

Muito legal contar a historia das tiras em varias epocas. Parabens!