terça-feira, 18 de agosto de 2020

Chulé - revista Gol - 1980

No início da década de 1980 o cartunista Edra criou a série esportiva Chulé. Focada no mundo do futebol as tiras apresentavam além dos jogadores Chulé e Eubelo, o repórter Carrapicho e os cartolas Vivaldino e Incompetildo

Lançados em 1980 na revista Gol, em Brasília, foram publicados também nos jornais Jornal de Brasília, Correio do Brasil, Gazeta de Taguatinga (DF), A Semana e Diário de Caratinga (MG).


Carrapicho.

Sobre a série a revista destacou em reportagem: 

"O primeiro cartunista a bolar personagens esportivos em Brasília foi o
mineiro de Caratinga, Élcio Danilo Russo Amorim, que criou o repórter Carrapicho, o jogador Chulé e os cartolas: Vivaldino e Incompetildo.

Vencedor de quatro concursos nacionais de charges e cartuns, o desenhista, que assina como Edra, acha que os heróis esportivos não têm dado certo nos quadrinhos brasileiros por um motivo muito simples: o futebol é uma espécie de carteira de identidade do brasileiro, mas os quadrinhos bolados nesse campo fogem da realidade do esporte e não respeitam a linguagem popular. Inquestionavelmente, sustenta Edra, as historinhas envolvendo o futebol não foram para esse lado; para o mundo do futebol.

É plano de Edra lançar, trimestralmente, uma revistinha com seus heróis esportivos, mas seu grande problema é patrocinador, já que os custos de uma produção gráfica ficam proibitivos para ele, que vive apenas de salário de jornalismo.


Eubelo.

Os personagens de Edra têm esta alma:


Chulé - um anti-herói que pode ser ingênuo, hoje, e genial, amanhã. Na realidade, Chulê representa o sonho de criança do desenhista, que gostaria de ser um craque. Nessas tirinhas, Edra transfere para o jogador todas as glórias e frustrações que ele poderia viver.
 

Carrapicho - é o repórter que gruda, perturba, faz tudo para conseguir a informação que ele quer. Sua forma física foi inspirada em um repórter, Luisinho, que à época era colega de Edra no Correio Braziliense. O desenhista ficava imaginando aquele baixinho entrevistando um jogador de basquetebol, e aí pintou a figurinha.
 

Eubelo - um jogador que conquista popularidade, e que depois passa a preocupar-se muito mais com o seu visual e os compromissos sociais, esquecendo o lado do
atleta. Eubelo, não terá como modelo nenhum craque, especificamente, mas jogará preocupado se o cabelo não ficou desalinhado após uma cabeçada e com o melhor ângulo
para os fotógrafos lhe flagrarem no lance. Qualquer semelhança com Muller ou Renato Portaluppi será mera realidade para esta grande coincidência.
 

Os Cartolas - Mostra a incompetência dos nossos dirigentes esportivos, ironizando inteiramente suas características, sempre colocando seus interesses acima de tudo".

Os Cartolas.

A série teve ao menos um livro publicado em 1993 pela editora Art Impressa.

Sobre o autor:

  • EDRA, Élcio Danilo Russo Amorim. Natural de Caratinga, MG – Brasil. Cartunista / Produtor Cultural / Jornalista / Design Gráfico / Editor.
  • Iniciou a profissão de cartunista no Correio Braziliense (DF), passando também pelo Jornal de Brasília e Correio do Brasil. Foi editor de arte da Revista “GOL” (1980).
  • Premiado 27 vezes,  selecionado em vários salões de humor no Brasil e no exterior desde de 1981, quando foi selecionado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
  • Realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, que com quinze edições, é o principal de Minas Gerais e está entre os melhores do país.
  • Idealizador/ Fundador da Casa Ziraldo de Cultura e da Gibiteca Turma do Pererê.
  •  Membro da Comissão Julgadora de Premiação do Salão de Humor do Piauí (2005), Brasília (2005), Piracicaba (2018), Belém (2018) e China (2019).
  • Tem trabalhos publicados em diversos jornais e revistas brasileiros e do exterior.
  • 28 livros publicados, com destaque para o livro Ziraldo - Ao Mestre Com Carinho, (Editora Melhoramentos) premiado com o Troféu HQ MIX (2019). 
  • Editor, Membro da equipe internacional do MAC – Morocan Association of Cartoon, dentro projeto Cartoons Anthology (Romênia). 
  • Colabora para importantes editoras do país, tais como: Melhoramentos, Positivo, Moderna, FTD, Leya Edições, Pitágoras, Base Editorial(PR), Kroton, Alto Astral, FUNEC, Organização Educacional Farias Brito (CE) e para diversos autores. 
  • Presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga.
  • Idealizador da 1ª Feira Literária de Caratinga (2018).
  • Chargista do Diário de Caratinga, durante 13 anos e do Diário de Manhuaçu e Diário de Teófilo Otoni em 2015 e 2016. 
  • Colabora com diversos sites de humor, com destaque para o Chargeonline e Brazilcartoon.

Nenhum comentário: