sexta-feira, 19 de junho de 2020

Guaracy, o Guerreiro do Amazonas - Diário de Pernambuco - 1975

Em janeiro de 1975, Guaracy, o Guerreiro do Amazonas, começa a ser publicado no Diário de Pernambuco. Esta aventura nas selvas, magnificamente desenhada por Watson Portela, já com um desenho totalmente amadurecido, se estende até maio do mesmo ano. Guaracy não tem origem conhecida e vive solitário em meio à mata.

Numa parte isolada do Amazonas, alguns indiozinhos, ao caçar, são capturados por forças misteriosas. Um deles, Agniná, consegue escapar mas teme não ser acreditado pelos seus. Na tribo, um índio está preocupado com a demora dos curumins. Alguns adultos encontram o Pahan ferido. Pahan revela que observou a captura dos dois indiozinhos mas não viu Agniná, que sozinho na mata é atacado por uma onça.

Guaracy, o Guerreiro do Amazonas, salva Agniná do ataque e revela ter vindo salvar a ele e seus amigos. Magicamente, faz Agniná adormecer e parte a procura dos dois pequenos. Enquanto isso, as crianças estão aprisionadas no interior de estranhos casulos, mas planejando fugir.

Enquanto isso Guaracy é atacado por um homem inseto que o eleva a grande altura e o joga de lá de cima, mas o guerreiro, no último instante, consegue se agarrar a um galho de árvore. Guaracy captura um dos homens inseto e o interroga, mas ele fala uma outra língua. Nesso meio tempo os índios chegam à aldeia dos homens inseto, enquanto isso os dois curumins tentam escapar dos casulos, mas a corda que usavam se rompe e um deles, ao cair, atinge um dos inimigos alados que estava em voo. Os garotos são perseguidos mas Guaracy surge para protegê-los. Ele luta com os agressores e é atingido na cabeça  mais não cai.

Em seguida e desafiado para um duelo com o chefe dos alados. A recompensa será a liberdade das duas crianças. Guaracy vence a luta e as crianças são libertadas, sem ao menos saber quem as ajudou! Não houve outras aventuras do guerreiro.

Nenhum comentário: