sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Teleco e Tim - Sesinho - 1949

Em 1949 teria início nas páginas da revista Sesinho aquela que seria a primeira história em quadrinhos publicada por Ziraldo (Ziraldo Alves Pinto), Teleco e Tim na pré-história.

Aos 17 anos, com um desenho ainda em formação bem diferente daquele que o consagrou, o autor conta as aventuras do garoto Teleco.

No início a aventura tinha um caráter bastante didático e chamava-se Conhecendo o Universo. Usando o pó de pirlimpinpim, presenteado por Emília (de Monteiro Lobato), Teleco viaja para a Lua e depois para Marte, onde encontra o garoto Tim.
Daí para a frente a história ganha um aspecto aventuroso. Os dois garotos viajam para a pré-história onde conhecem a menina Ala. Metem-se em uma guerra entre tribos. Presenciam a morte do pai de Ala quando este tenta salvá-los de um crocodilo e acabam voltando aos dias atuais, em companhia de Ala e sua irmã Lana.

A aventura foi apresentada 16 em capítulos mensais de duas páginas cada até seu fim em 1951. 

Em 1952 Ziraldo publicaria A Grande Aventura, outra história no mesmo estilo, na revista mineira Era Uma Vez... Para saber mais sobre ela visite a página de Marcos Massolini, clicando aqui.

5 comentários:

Dyel disse...

Mais uma incrível postagem! Eu já havia ouvido falar desta série do começo de carreira de Ziraldo. Outra série dele desta fase inicial que também merece destaque é OS VIGAPEPIZI, que era um grupo de amigos que viviam inúmeras aventuras ao redor do mundo e no espaço sideral. Estes personagens eram inspirados no próprio Ziraldo e em seus amigos.

Luigi Rocco disse...

Salve, Dyel. Aparentemente, Vigapepizi foi um time de basquete do qual Ziraldo fez parte na juventude. Abs.

Dyel disse...

Pelo que eu li, na verdade, este peculiar nome,era formado pelas iniciais dos nomes do próprio Ziraldo e de seus amigos. Tempos depois, quando Ziraldo evoluiu o seu traço para o estilo que o consagraria, ele homenageou estes amigos transfomando - os em personagens da Turma Do Pererê. Se eu não estou enganado, VI, era de Virgílio(Virgilão, a onça), GA seria Geraldo(Geraldinho, o coelho), PE seria Pedro Vieira(o tatu), PI seria Pimentel(o passarinho) e ZI, seria o Ziraldo.

Dyel disse...

Como adendo, deixo aqui um link do blog MEMÓRIAS DO FUTEBOL DE CARATINGA, que menciona os Vigapepizi. Corrigindo : o VI significa Viggano. Link:
http://futeboldecaratinga.blogspot.com/2016/06/um-personagem-da-turma-do-perere-no-ec.html?m=1

Luigi Rocco disse...

Valeu, Dyel. Grande abraço!