sexta-feira, 26 de abril de 2019

Forró na Caatinga - 1991

Forró na Caatinga conta a história do sertanejo Severino e seu burro Zé Rodrigues. Moradores do município de Folha Seca, Severino tem sua pequena propriedade cobiçada pelo coronel Cruz, latifundiário local. Outros personagens da série são: os calangos Aristóteles e Platão, o padre Ambrósio e até a Dona Morte, além de muitos outros.

Foi criada pelo cartunista  e animador Lancast Mota e publicada em livro pelo próprio autor em 1991. Muito bem elaborada, a obra é praticamente um tributo ao desenhista Renato Canini, principalmente na parte gráfica, conforme indicado no próprio livro.

Lancast nasceu em 1964 em Fortaleza, Ceará. Radicado em Porto Alegre, dedicou-se à animação, participando e realizando vários projetos, como um desenho animado do personagem Kactus Kid, de Canini, e as aventuras da sua personagem Anabel, que além de episódios animados, teve uma tira em quadrinhos publicada na revista Recreio, da editora Abril, entre 2005 e 2007. "Há mais de 40 anos é roteirista da Turma da Mônica, na Mauricio de Sousa Produções, esboçando suas próprias histórias e diz que seus personagens preferidos são os do núcleo do Penadinho e do Astronauta. O roteirista comenta que gosta de desenhar desde criança, e que para trabalhar na área da literatura e dos quadrinhos foi preciso ler muito, para ter tanta criatividade".
Tira de Anabel na revista Recreio.



Forró na Caatinga já havia sido publicada no jornal Trinta Dias de Cultura, de Porto Alegre, em agosto de 1990.

Nenhum comentário: