sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia - 1977

Baseada em livro do jornalista José Louzeiro, (1932-1917), autor do roteiro, a tira Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, foi distribuída pela ECAB (Editora Carneiro Bastos) para vários jornais do Brasil com desenhos de Orestes de Oliveira.

A série relata a trajetória do criminoso Lúcio Flávio, famoso bandido da década de 70 que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a banco e fugas espetaculares. Embora lançada pouco depois do filme homônimo de Hector Babenco a tira não baseia a fisionomia dos personagens nos atores da película, procurando retratar fielmente a aparência dos personagens da vida real.

..............................

Sobre Orestes de Oliveira: "Orestes de Oliveira Filho nasceu em 1941 em São Gonçalo, Rio de Janeiro, na época morando em Copacabana. Estudou em Niterói, em São Gonçalo e fez os cursos de contabilidade, básico de diagramação, de criação e de Propaganda. Trabalhou como freelancer em histórias em quadrinhos para a Rio Gráfica Editora entre 1958 e 1962, ao lado de Getúlio Delfin, Juarez Odilon e José Menezes. Entre 1963 e 1964 trabalhou como diagramador no Correio da Manhã; posteriormente, na Copacabana Publicidade Ltda., como layoutman, arte finalista e ilustrador; W. Leão Publicidade, sócio cotista e diretor de arte; Editora Vozes, ilustrador, diagramador, paginador e capista; Editora Expressão e Cultura, chefe do departamento de arte na confecção da Enciclopédia Século XX — Obras Gerais; Jornal do Brasil, diagramação; Revista Rodovia, ilustração e mapas-cartografia; Editora Brasil América Ltda., freelancer da história em quadrinhos Kung Fu e Enciclopédia Britânica-Editores, diagramação.

Acima, Dona Beija A Feiticeira do Araxá (Edição Extra de Cinemin) - Ebal, 1979, por José Menezes e Orestes de Oliveira.


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

História da Independência - 1972

Em comemoração as sesquicentenário da Independência do Brasil, o jornal O Dia (RJ), publicou a série História da Independência.

Com roteiro do jornalista Heitor Moniz e desenhos de Francisco Sampaio, a série apresenta um caráter histórico bastante oficial, tendo o seu início a partir de 07 de julho e culminando o seu final em 7 de setembro de 1972.

As tiras forma compiladas e analisadas no livro O Dia a Dia da Independência, de Raquel F. Santos Ferreira, Leonardo C. Ferreira, Wellington Dantas do Amorim, Evelyn M. Oliveira e Souza e Carolina Menezes de Andrade, da editora Artêra.

Para saber mais sobre Francisco Sampaio, clique aqui.

sábado, 17 de agosto de 2024

As aventuras de James Jeans - 1993

James Jeans, em um trocadilho com o ator norte-americano James Dean (1931-1955) que personificava o jovem rebelde do pós-guerra e com quem era fisicamente parecido, foi criado pelo cartunista Henrique Kipper. 

O personagem transitava pelo ambiente universitário, morava em uma república na companhia do rato Gulliver, almoçava em bandejão e nos finais de semana ia de carona para a sua cidade natal. Dessas situações tirava sacadas críticas e bem humoradas, contando a história de um típico calouro de faculdade com todos os estereótipos a que tem direito, desde suas preocupações políticas até atitudes como sair de noite na chuva, telefonar para a mãe e perguntar quanto de óleo se usa para fritar um ovo.

Foi distribuído pela agência Pacatatu a partir de 1990 para vários periódicos e publicado em 1993 pela revista Dynamite - Underground Information, uma publicação bimestral de tiragem pequena e distribuição limitada que falava de todas as variantes do Rock, MPB e cultura jovem.

..........................................

Sobre o autor, encontramos em suas redes sociais: "Henrique Antonio Kipper nasceu no inverno de 1970, e fez carreira nas artes aplicadas e imprensa desde 1988 como ilustrador, cartunista e roteirista, publicando nas maiores revistas e jornais do Brasil e Portugal. Organizou coletivos artísticos como a revista FRONT e foi coeditor desta publicação (1998-2003), premiada série mix de HQ autoral e artes gráficas". Participou da revista Sport Gang e fez parte da primeira leva de autores a publicar nas editoras norte-americanas em meados dos anos 1990. É autor do livro A Salamanca do Jarau, pela editora Estronho, de 2015, baseado na obra de Simões Lopes Neto.

Acima, Kipper na revista Mondo Muerto 2, Via Lettera, 20016.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Rick Shopp - 1981

Criado em 1979 e veiculado a partir de 1981 no jornal A Tribuna, de Santos (SP), Rick Shopp e seu cachorro Tody foi um trabalho de início de carreira do cartunista Ruy Jobim.

Praticamente um antecessor do cão Jarbas, Rick e Tody faziam um humor leve e divertido às voltas com o cotidiano de um garoto e seu mascote.

Para saber mais sobre o autor clique aqui e aqui.