sábado, 17 de agosto de 2024

As aventuras de James Jeans - 1993

James Jeans, em um trocadilho com o ator norte-americano James Dean (1931-1955) que personificava o jovem rebelde do pós-guerra e com quem era fisicamente parecido, foi criado pelo cartunista Henrique Kipper. 

O personagem transitava pelo ambiente universitário, morava em uma república na companhia do rato Gulliver, almoçava em bandejão e nos finais de semana ia de carona para a sua cidade natal. Dessas situações tirava sacadas críticas e bem humoradas, contando a história de um típico calouro de faculdade com todos os estereótipos a que tem direito, desde suas preocupações políticas até atitudes como sair de noite na chuva, telefonar para a mãe e perguntar quanto de óleo se usa para fritar um ovo.

Foi distribuído pela agência Pacatatu a partir de 1990 para vários periódicos e publicado em 1993 pela revista Dynamite - Underground Information, uma publicação bimestral de tiragem pequena e distribuição limitada que falava de todas as variantes do Rock, MPB e cultura jovem.

..........................................

Sobre o autor, encontramos em suas redes sociais: "Henrique Antonio Kipper nasceu no inverno de 1970, e fez carreira nas artes aplicadas e imprensa desde 1988 como ilustrador, cartunista e roteirista, publicando nas maiores revistas e jornais do Brasil e Portugal. Organizou coletivos artísticos como a revista FRONT e foi coeditor desta publicação (1998-2003), premiada série mix de HQ autoral e artes gráficas". Participou da revista Sport Gang e fez parte da primeira leva de autores a publicar nas editoras norte-americanas em meados dos anos 1990. É autor do livro A Salamanca do Jarau, pela editora Estronho, de 2015, baseado na obra de Simões Lopes Neto.

Acima, Kipper na revista Mondo Muerto 2, Via Lettera, 20016.

Nenhum comentário: