Baseada em livro do jornalista José Louzeiro, (1932-1917), autor do roteiro, a tira Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, foi distribuída pela ECAB (Editora Carneiro Bastos) para vários jornais do Brasil com desenhos de Orestes de Oliveira.
A série relata a trajetória do criminoso Lúcio Flávio, famoso bandido da década de 70 que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a banco e fugas espetaculares. Embora lançada pouco depois do filme homônimo de Hector Babenco a tira não baseia a fisionomia dos personagens nos atores da película, procurando retratar fielmente a aparência dos personagens da vida real.
A série Lúcio Flávio inclusive foi citada na edição de 1982 da Enciclopédia Barsa (imagem acima).
..............................
Sobre Orestes de Oliveira: "Orestes de Oliveira Filho nasceu em 1941 em São Gonçalo, Rio de Janeiro, na época morando em Copacabana. Estudou em Niterói, em São Gonçalo e fez os cursos de contabilidade, básico de diagramação, de criação e de Propaganda. Trabalhou como freelancer em histórias em quadrinhos para a Rio Gráfica Editora entre 1958 e 1962, ao lado de Getúlio Delfin, Juarez Odilon e José Menezes. Entre 1963 e 1964 trabalhou como diagramador no Correio da Manhã; posteriormente, na Copacabana Publicidade Ltda., como layoutman, arte finalista e ilustrador; W. Leão Publicidade, sócio cotista e diretor de arte; Editora Vozes, ilustrador, diagramador, paginador e capista; Editora Expressão e Cultura, chefe do departamento de arte na confecção da Enciclopédia Século XX — Obras Gerais; Jornal do Brasil, diagramação; Revista Rodovia, ilustração e mapas-cartografia; Editora Brasil América Ltda., freelancer da história em quadrinhos Kung Fu e Enciclopédia Britânica-Editores, diagramação.
Dona Beija A Feiticeira do Araxá (Edição Extra de Cinemin) - Ebal, 1979, por José Menezes e Orestes de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário