Em 9 de novembro de 1991 estreava na Folhinha, suplemento infantil da Folha de S. Paulo, a personagem Chiquinha, criação de Miguel Paiva.
Com um estilo de desenho já conhecido em trabalhos como Radical Chic e Gatão de Meia Idade, Chiquinha era voltada ao público infantil, leitor da Folhinha.
No sábado de estreia foi publicada a seguinte entrevista apresentando a personagem:
..........................................................
Folhinha ganha a tira da Chiquinha
MÔNICA BONVICINO - Editora da Folhinha
A Folhinha ganha hoje a tira “Chiquinha”. É criação de Miguel Paiva, 41, que faz também “'Radical Chic”, história publicada na "Revista d”, aos domingos, na Folha. Miguel é carioca e vive de fazer histórias em quadrinhos. Entre crianças, é conhecido na Itália. Publicou de 1974 a 1980 a história “Capitão Eco contra o Doutor Polu”, na revista “Corriere dei Piccoli”. Veja como é Chiquinha.
Folhinha - Chiquinha é briguenta?
Miguel - Vai brigar com o irmão porque ele vai querer mandar. Menino acha que já nasceu com poder.
Folhinha - Gosta de estudar?
Miguel - Não tem problemas porque é esperta, mas não é super estudiosa. Sabe que deve aprender algumas coisas, do contrário não “vai conseguir impor sua vontade".
Folhinha - O que ela mais gosta?
Miguel - Quadrinhos, rock, e curtir as coisas que a fazem pensar.
Folhinha - Ela tem namorado?
Miguel - Se fosse escolher um menino para aprontar no shopping, ia querer sair com Geraldinho, não sairia com um menino tão maluquinho quanto o Menino Maluquinho. Ela acha Geraldinho neurótico mas gosta dele. Talvez até se case com o Menino Maluquinho, mas curte com Geraldinho.
Folhinha - Do que ela brinca?
Miguel - De caubói, astronauta, porque meninos e meninas têm “direito de brincar do que quiserem, podem ser xerifes e os donos do mundo". Chiquinha se acha bonita, brinca de boneca, mãezinha, mas tenta realizar sonhos de criança, como ser corredora de Fórmula 1.
Folhinha - Chiquinha apronta?
Miguel - Ela é só uma menina que faz o que sente que é gostoso. Por sorte, tem dois pais legais, que não estragam a festa dela.
Folhinha - Por que você gosta de criar personagens mulheres?
Miguel - O mundo das mulheres é misterioso. Gosto de descobrir o jeito feminino das coisas. Os homens criam barreiras para a gente descobrir como eles são.
2 comentários:
Sobre a Chiquinha, vale citar que, suas tiras dominicais também foram publicadas no RJ,no Jornal Do Brasil, na seção de quadrinhos, aos domingos; Quando Miguel Paiva se mudou para o jornal O Globo, Chiquinha foi para o suplemento "O Globinho".
Valeu, Dyel. Obrigado pelo complemento!
Postar um comentário