quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Esmorgulo - 1988

Esmorgulo, série humorística criada pelo cartunista Ramade em 1988 e que aparecia no Caderno D do jornal carioca O Dia.

Por ocasião do falecimento do desenhista, a revista on-line Pirralha publicou, em 16 de novembro de 2021, o seguinte texto:

"O mundo do cartum perde a magia de Ramade Martins. O apreciador do humor gráfico conhece Ramade Martins principalmente pela revista Mad, onde seu traço - muito influenciado por Mort Ducker (1929-2020) - esteve presente nas capas da edição brasileira. No entanto, Ramade foi um artista de múltiplos talentos: mágico - realizava apresentações de ilusionismo; cantava  - interprete do repertório de Frank Sinatra, por vezes se fazia acompanhar do saxofone do também cartunista Aroeira e, como se não bastasse, também foi palestrante em eventos corporativo na área de motivação.

Além do trabalho para a Mad, o artista ilustrou a graphic novel Victoria da Amazônia, com texto de Maria Franco, que narra as aventuras da repórter Victoria Regia pela selva amazônica (o trabalho pode ser encontrado na internet pela Amazon). Nascido em 1957, o artista mantinha uma empresa de evento e não teve a causa mortis divulgada, tampouco foi notícia na grande imprensa, mas seus colegas manifestaram pesar e o homenagearam pelas redes sociais".

Ramade na revista Mad nº 68, fevereiro de 1980, editora Vecchi.

Nenhum comentário: