sexta-feira, 4 de junho de 2021

Variguinho - 1986

O mascote da empresa aérea Varig, Variguinho, apesar de já existir em forma de adesivos e comerciais animados para a TV desde 1983, em 1986 ganha sua versão em quadrinhos pelo estúdio Signo, de Ruy Perotti e seu filho Guilherme Alvernaz, em revista lançada pela editora Ícaro, pertencente ao grupo Varig. O personagem que havia sido idealizado pelo publicitário Delcio Pereira tinha o formato de um pequeno avião antropomorfizado.

Em dezembro daquele ano a revista do personagem passa a ser distribuída durante os voos da companhia e também vendida em bancas de jornal. Para auxiliar na promoção do gibi, são publicadas também nos jornais tiras com o personagens e sua turma: Déa (germano-brasileiro), Taka (nipo-brasileiro), Juva (afro-descendente), Néte (ítalo-brasileiro) e Rubinho (luso-brasileiro). As aventuras tinham caráter educativo em viagens pelo Brasil.

Nas tiras o traço apresentado é o característico de Perotti, mas no gibi ele variava bastante, de acordo com o desenhista responsável pela edição, entre eles Henrique de Farias e Carlos Avalone, que prestavam serviços ao estúdio de Perotti. Os textos eram de Sônia Salerno B. Forjaz, socióloga e especialista em Língua Portuguesa, então Diretora de Redação do estúdio Signo.

As tiras circularam por curto período mas a revista durou por 33 edições, sendo que a última foi lançada em 1995. Os três números finais  tiveram um crossover com os personagens de Mauricio de Sousa e foram integralmente produzidas nos estúdios do autor, a Mauricio de Sousa Produções, e as crianças da Turma do Variguinho deram lugar aos personagens de Mauricio: Mônica, Cebolinha e companhia.

Para saber mais clique aqui e aqui.

2 comentários:

Dyel disse...

Puxa! Que coincidência! Essa semana, eu estava de bobeira no YouTube, e acabei encontrando este comercial em desenho animado do Variguinho, obviamente produzido pelo saudoso Ruy Perroti,em versão lindamente restaurada. Dá só uma olhada:
https://m.youtube.com/watch?v=mk7uc0WXBdM

Luigi Rocco disse...

Valeu pelo link Dyel. Abs