sexta-feira, 26 de março de 2021

Kika - Jornal do Brasil - 1972

 

Ao tentar pegar sua bola, caída atrás do sofá, Kika, tal qual Alice, encontra o elefantinho Jaime, que lhe mostra uma porta secreta, passagem para uma floresta mágica, misto de País das Maravilhas e mundo encantado, cheia de animais falantes.

Criada pelo desenhista italiano Altan, nessa época vivendo em nosso país, a série, em suas primeiras pranchas, tinha o diferencial de apresentar sempre um quadro grande, onde os pequenos leitores do suplemento infantil Caderno I do Jornal do Brasil, deveriam complementar as falas dos personagens usando a própria imaginação.

A trama perdurou por várias semanas, até o ano de 1973.


Sobre Altan, o site Lambiek apresenta a seguinte biografia:

"Francesco Tullio-Altan (30 de setembro de 1942, Itália) - Altan é amplamente conhecido em seu país natal, a Itália, por seus quadrinhos satíricos sobre a vida moderna. Depois de estudar arquitetura e escrever roteiros para televisão e cinema, Altan mudou-se para o Brasil, onde sua carreira de quadrinhos decolou. Realizou seu primeiro quadrinho, Kika, no Jornal do Brasil, ao mesmo tempo em que fazia ilustrações para a Playboy italiana.

Em 1974, Altan voltou à Itália e participou da série Trino (publicada também na revista brasileira O Bicho a partir de 1975) na revista Linus. No ano seguinte, ele criou o cachorrinho Pimpa, que foi um sucesso imediato e é publicado no Corriere dei Piccoli. Também desenhou ilustrações políticas satíricas para o jornal L'Espresso. Ampliou suas atividades na revista Linus com Sandokan, Colombo (publicada no Brasil pela L&PM em 1989) e Ada. Enquanto ainda trabalhava na série Ada, Altan começou a fazer uma adaptação para o cinema dessa série.

Nenhum comentário: