terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Zé Latinha - Jornal da Tarde - 1966

Com o lançamento do Jornal da Tarde, do Grupo Estado de S. Paulo, em 1966, estreou também o Zé Latinha de Rivaldo Macedo, uma das mais comentadas e menos conhecida das tiras nacionais. 

Zé Latinha é um robô às voltas com Napinha, um gato narigudo; João das Dúvidas, um caracol questionador; sua irmã robô, Luzinha e outros coadjuvantes humanos.

As histórias abordavam temas bastante variados com questionamentos filosóficos e psicológicos, como quando Zé Latinha sofre uma regressão à infância pela chegada de sua irmã Luzinha ou quando ignora a paixão platônica por parte de uma bomba de gasolina.

Havia também muitos comentários com assuntos da atualidade, como a rodada de futebol da semana. Rivaldo devia ser um fanático torcedor do Santos, pois transpôs essa paixão ao gato Napinha. Na série também foi abordada a chegada do homem à lua e até a exposição 'História em Quadrinhos & Comunicação de Massa’, ocorrida no MASP, Museu de Arte de São Paulo, em 1970.

Zé Latinha, aparentemente, teve bastante repercussão na época pois foi tema de baile a fantasia na boate Paparazzi em fevereiro 1967, na Noite do Zé Latinha, e fez parte da dita exposição no MASP. Apesar disso, do bom texto e dos desenhos excepcionais de Rivaldo, nunca teve uma republicação em álbum ou livro. A tira perdurou até o início dos anos 1970, quando, devido a alguns atrasos por parte do autor, foi substituída por uma tira estrangeira.


Ilustração de Rivaldo para o Jornal da Tarde.

Para saber mais sobre Rivaldo clique aqui.


2 comentários:

bia kassar disse...

onde conseguiu essas tiras? O jornal da tarde é difícil de acessar, eu tô tentando a bastante tempo a achar o jornal da tarde na internet pois estou pesquisando o personagem nico demo que foi estreado pela primeira vez nesse jornal mas sem sucesso

Luigi Rocco disse...

Oi, Bia. Essas são algumas tiras avulsas que eu tinha já há algum tempo. São do período 1969/70. Realmente não existe digitalização do Jornal da Tarde na net, pelo menos por enquanto. Também tenho interesse em consultar as primeiras edições de 66. Vamos aguardando. abs