sexta-feira, 17 de julho de 2020

Frederico, o detetive - Diário de Pernambuco - 1975

Com apenas 11 anos de idade o desenhista Sergio Cariello estreou no suplemento Júnior do Diário de Pernambuco em novembro de 1975 com a série Frederico, o detetive.

Com uma máscara de Spirit, Frederico resolvia, ou não, casos de roubo e assalto, usando muito da metalinguagem.

Frederico em 1978, com o traço mais desenvolvido.
 
....................................................

Sobre o autor:

Na Wikipedia - Sergio
Lemos Cariello (Recife, 23 de abril de 1964) é um quadrinista brasileiro. Ao longo de sua carreira, trabalhou para as principais editoras de histórias em quadrinhos, incluindo Marvel Comics e DC Comics, assim como para empresas independentes como CrossGen e Dynamite Entertainment. É irmão de outro quadrinista famoso, Octavio Cariello.

Sergio Carriello já queria ser um quadrinista desde os cinco anos de idade. Aos onze anos criou "Frederico, o Detetive", uma tira cômica semanal para um jornal local. Ele escreveu e desenhou a tira inteira sozinho. Foi publicada até quando Cariello completou quatorze anos de idade.


Cariello trabalhou em sua primeira história em quadrinhos, Dagon, the Worlds of HP Lovecraft, enquanto era aluno da Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art. Durante seu segundo ano nesta escola de desenho, Virginia Romita o contratou como letrista na Marvel. Enquanto ele estava trabalhando lá fez trabalhos a lápis para o Demolidor e em Marvel Comics Presents: Spellbound.

Quando Pat Garrahay saiu da Marvel e foi trabalhar na DC Comics, ofereceu trabalhos a Cariello em Deathstroke. Na DC ele fez desenhos para as os quadrinhos de Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Azrael, dentre outros.

Também trabalhou como professor de desenho na Kubert School, onde ministrou diversos cursos por mais de sete anos. Ilustrou histórias do Cavaleiro Solitário para a Dynamite Entertainment. Ele recentemente finalizou a série Son of Samson com o escritor Gary Martin para a Zondervan. Também ilustrou a Bíblia em Ação da David C. Cook Publishing, uma quadrinização da Bíblia (inspirada na Picture Bible), lançada no mercado editorial em 1 de setembro de 2010.


Frederico com o visual atualizado. Sergio Cariello, 2020.

Conheça a página de Sergio no facebook clicando aqui.

Um comentário:

Dyel disse...

Muito legal!! É também um bom exemplo para se mostrar o trabalho de evolução do artista;na sua estreia,em 1975, o visual do Detetive Frederico era totalmente calcado no Cebolinha,do Maurício de Souza, repare bem;três anos depois, o personagem já ganha uma identidade visual própria.