terça-feira, 28 de julho de 2020

O Marido de Madame - A Cigarra - 1948


Criada por Álvaro Armando (pseudônimo da cronista Helena Ferraz) e Alceu Penna para a revista A Cigarra em 1948 a série O Marido de Madame narrava o cotidiano de um casal classe média alta, Lolita e Gonçalo.

Apesar dos texto singelo, em versos rimados, e do desenho espetacular e gracioso de Alceu Penna o obra retratava assuntos sérios de um relacionamento a dois, como o desgaste da rotina do casal e traições conjugais, por parte do homem e também da mulher.

Devemos destacar o espetacular trabalho de Alceu no desenho das letras do título, que variava a cada número.

A série acabou em 1953 para dar lugar a outro trabalho de Alceu Penna: Mocinha.

Sobre Alceu, a própria revista publicou em 1954: "Alceu de Paula Penna, mineiro de Curvelo, já aos 11 anos fazia um curso de pintura (com o escultor, seu conterrâneo, Amedée Peret) e logo após, de mudança para o Rio, passou a estudar Arquitetura na Escola de Belas-Artes. Mas não se dedicou nem à pintura, nem à Arquitetura, iniciando-se na imprensa, em 1933, por intermédio do Suplemento Infantil de “O Jornal”, onde publicou o seu primeiro trabalho, que lhe rendeu um muito obrigado. 

Dotado de um harmonioso senso de Composição, fineza de traço e grande sensibilidade, logo tornou-se um ilustrador dos mais requisitados. Tais qualidade  forçosamente o levariam a dedicar-se go desenho de figurinos, gênero em que cada vez mais se afirma. As suas Garotas, criadas para O CRUZEIRO há bem uns vinte anos, continuam sempre deliciosas, embora ele as considere quase balzaquianas. Alceu, que tem o pudor de declarar a idade, adiantou-nos apenas que nasceu num primeiro de janeiro, o que não deixa de ser uma bela maneira de inaugurar um ano".

Alceu, com textos de Nelson Rodrigues no Globo Juvenil, 1937.

2 comentários:

Dyel disse...

É sempre um prazer poder vislumbrar a belíssima arte de Alceu Penna... Ele figura entre os grandes mestres da arte gráfica no Brasil,merecendo todo o destaque possível, não caindo jamais no esquecimento! Como dica, recomendo a visita a este interessante site, dedicado à vida e obra de Alceu,desenvolvida por Luiza Penna e Inez Oliveira. Aqui, o link:
http://www.alceupenna.com/

Luigi Rocco disse...

Valeu, Dyel, obrigado pela recomendação do site. abs