quarta-feira, 8 de julho de 2020

Crispim - Diário de Pernambuco - 1975

Crispim, um cangaceiro atrapalhado que fazia parte do bando de Lampião, surgiu em fevereiro de 1975 no suplemento Júnior do Diário de Pernambuco, criado por Watson Portela. O personagem acompanhou seu autor nas páginas do Diário até 1976 quando Watson deixou de colaborar com o jornal para ir brilhar no sul/sudeste.


Em março desse mesmo ano a tira foi uma das selecionadas pela revista Gibi Semanal da editora RGE  no concurso que buscava autores brasileiros de quadrinhos para participar da publicação com o título de 1923 (para saber mais clique aqui). No final desse mês, chegou a ser anunciado que Watson  deixaria de colaborar com o suplemento, pois havia sido contratado pela Rio Gráfica, mas a tira acabou não tendo continuidade na revista semanal, provavelmente porque havia outro personagem cangaceiro entre os selecionados: Chico Peste de Munhoz.

Talvez por desilusão com o ocorrido, Watson matou Crispim (ou alguém muito parecido com ele) em um duelo com um cowboy (muito parecido com The Lone Ranger, o Zorro) em uma das tiras, chamada O duelo sacânico (abaixo).

A série, no princípio, era publicada sem título algum, somente em junho de 1976 foi publicada com o nome do personagem principal, Crispim. Muitas vezes o próprio Virgulino Ferreira, o Lampião, participou das tiras (abaixo).



Em 1976 houve uma tentativa de se lançar uma revista com o personagem, mas infelizmente não se concretizou (abaixo).

Nenhum comentário: