sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Rua Paraíso - A Tribuna - 1994

 
Todo mundo no olho na rua!

O cartunista Amorim nos dá a sua visão da Rua Paraíso:

Esta é uma rua como outra qualquer, perdida numa cidade qualquer, num país qualquer... Qualquer, não! Vocês sabem muito bem de qual rua estamos falando. Todos os dias caminhamos por ela e nem ao menos nos damos ao trabalho de saber seu nome. É sempre uma ruazinha escondida depois da esquina. Avenida Doutor Tal, rua Marechal Tal, travessa Engenheiro Tal, nenhuma delas é mais fácil de se encontrar do que a Rua Paraíso. Basta dar uma olhada para os lados (qualquer lado) que logo vocês acham. Virando a terceira rua à direita ou a segunda à esquerda, tanto faz, é só seguir em frente. O funcionário aposentado, o mendigo, o político, a fofoqueira, o guarda de trânsito e tantos outros moradores habitam esse pedaço de asfalto que, na verdade, não tem começo nem fim. Por isso o carteiro nunca entrega a correspondência!
Desde 1994 os moradores convivem diariamente com seus leitores vizinhos. 

Inicialmente publicada no jornal A Tribuna (Vitória-ES), com o tempo a Rua Paraíso teve sua extensão ampliada, atravessando vários bairros onde se localizam os  diários Jornal de Piracicaba (Piracicaba-SP), S.V. Jornal (São Vícente-SP), O Liberal (Americana-SP), Oeste Notícias (Pres.Prudente-SP), O Tatuiano (Tatuí-SP), Diocese Hoje (S.J. Rio Preto-SP), Jornal da Divisa (Ourinhos-SP), Diadema Jornal (Díadema-SP), Folha de José Bonifácío (J.Bonifácio-SP), Jornal de Catanduva (Catanduva-SP), Correio do Povo (Porto Alegre-RS),  Folha da Fronteira (S.Gabriel-RS), Diário da Manhã (Pelotas-RS), Jornal Alto Jacuí (Ibirubá-RS), Folha da Cidade (Caçapava do Sul-RS), O Univale (Portão-RS), Folha da Manhã (ljuí-RS), Tribuna Regional (Sto. Angelo-RS), O Eldorado (Eldorado do Sul-RS), Folha da Cidade (D. Pedrito-RS), A Cidade (Farroupilha-RS), Jornal Arroio do Sal (Arroio do Sal-RS), Folha do Pampa e a Gralha (Alegrete-RS), Jornal Serramar (Saquarerna-RJ), DC News (Caxias-RJ), Notícias Classitudo (N.Fríburgo-RJ), Folha Verde (Rio de Janeiro-RJ), Tribuna de Cianorte (Cianorte-PR), Folha de Colombo (Colombo-PR), Jornal Líder (Bandeirante-PR), Tribuna Platinense (Sto. Antônio da Platina-PR), Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), Hoje em Dia (Belo Horizonte-MG), Jornal de Noticias (Montes Claros-MG), Polêmica (S.Lourenço-MG), Correio Braziliense (Brasília-DF), Correio do Estado (Campo Grande-MS), O Norte e Correio da Paraíba (João Pessoa-PB), Folha de Pernambuco (Recife-PE), O Imparcial (São Luis-MA), Jornal do Sol (Porto Seguro-BA), Nova Fronteira (Barreíras-BA), Província do Pará (Belém-PA), A Gazeta (Santarém-PA), Amazonas em Tempo (Manaus-AM), O Estadão e Domingo Popular (Porto Velho-RO) e Vilhetaço (Vilhena-RO). E a prefeitura ainda tem planos de duplicar a pista!

Se Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, nesta Rua isso jamais aconteceria. 

Com seu desfile diário de doidos, malucos, neuróticos e desesperados, certamente ninguém repararia em mais um casalzinho pelado desfilando com uma serpente enrolada no pescoço... 
...................................................................................

Sobre o autor: ""Carlos Alberto da Costa Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1964 e começou a publicar seus trabalhos no semanário humorístico Pasquim, em 1984. De 1990 a 1997 trabalhou como chargista diário do Jornal dos Sports (Rio-RJ).

Atualmente produz e distribui charges editoriais, caricaturas, ilustrações e quadrinhos para dezenas de jornais do país, entre eles o Correio do Povo (Porto Alegre -R$), Diário do Vale (Volta Redonda- RJ) e Tribuna do Norte (Apucarana-PR), além de revistas, websites e agências de propaganda. Produziu textos humorísticos em 1994 e, em 2004, foi selecionado para fazer parte dos Plim-plins da Rede Globo de Televisão.

Seus trabalhos foram expostos e premiados em dezenas de eventos e participa regularmente de Salões e Exposições de Humor na França, Bélgica, Bulgária, Polônia, Portugal, México, Macedônia, Rússia, Turquia, Iran, Israel, Hungria, Itália, Cuba e Japão. Expôs individualmente no Museu Nacional de Belas Artes/1999 (Rio de Janeiro-Brasil).

Ilustrou diversos livros infantis e ministrou o Curso de Desenho de Humor no Senai/Artes Gráficas (1994 a 2002/ 2015) e no Senac Rio (2004)".

Nenhum comentário: